Aos 46 anos de idade, o brasileiro Ednei Caminhas entra para a história da PBR como o competidor mais velho a disputar a PBR World Finals, exatamente 20 após ter conquistado o título de campeão mundial de montaria em touros
A final do Velocity Tour PBR nesta sexta e sábado em Corpus Christi, Texas, foi a última chance dos competidores não ranqueados entre os 35 melhores do mundo conseguirem sua classificação para participar da PBR World Finals, que começa dia 13 e prossegue até o dia 22, quando será definido o grande campeão mundial 2022. O veterano Ednei Caminhas conseguiu sua vaga na competição do Velocity por ter sido campeão mundial 2002, estando entre os 17 brasileiros na disputa. Parando em dois dos três difíceis touros selecionados, ele terminou a etapa em 5o lugar e, com a posição, garantiu sua classificação para sua 10a final mundial, mostrando ao mundo que sua determinação no retorno às arenas foi muito maior do que qualquer dificuldade que a idade pode causar.
“É uma emoção muito grande poder fazer mais uma final mundial, que é o sonho de todos competidores e eu com a história de aposenta, para e volta, vi que tudo tem o tempo certo, o tempo de Deus, e assim estamos mais uma vez prontos para mais uma final mundial!”, relatou Ednei a nossa equipe, logo após sair do rodeio em Corpus Christi. “Fazer a 10a final mundial é muito bom e a expectativa é montar bem nos touros, do jeito que venho montando, acertar ótimos animais e fazer uma ótima final. A felicidade é imensa, foi mais uma conquista, mais uma vitória na carreira, e isto é muito bom, só tenho que agradecer a Deus e minha família. Falei no primeiro dia, quando o Paulo brincou comigo, que era ‘step by step’, ou seja, degrau por degrau, e é como espero fazer esta final, degrau por degrau, porque vai ter mais rounds, e a gente coloca toda expectativa em pegar ótimos touros no sorteio para dar certo”, afirmou Caminhas.
Outro brasileiro que conquistou vaga na final mundial foi Alex Cardozo, de Indaiatuba/SP. Ele estava concorrendo à vaga junto a um mexicano e outro canadense, como os três caíram de seus touros, o brasileiro estava melhor pontuado no ranking e conseguiu a vaga.
Contando com a participação de muitos finalistas ranqueados entre os 45 competidores que disputaram o rodeio de Corpus Christi, algumas posições no ranking foram alteradas. Daylon Swearingen terminou o evento na 3a colocação e, com a pontuação, conseguiu ultrapassar o brasileiro João Ricardo Vieira e assumiu a liderança do mundial pela diferença de 8,99 pontos, justamente porque João Ricardo Vieira não pontuou na competição.
O campeão da final do Velocity Tour foi o competidor Cody Jesus e o vencedor da temporada Velocity foi Clayton Sellars.
A final mundial começa nesta semana, dia 13, e acontece em dois finais de semana de disputa, de 13 a 15 e de 19 a 22, em Fort Worth, Texas, seguindo o novo formato de disputa implantado este ano. Estaremos acompanhando tudo diariamente e levando os resultados em nossas redes sociais simultaneamente.