Exposição Passaporte de Campo Grande conta com um grande número de animais já confirmados

Evento promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Mato Grosso do Sul vai classificar oito animais para a Final Nacional da Morfologia em Esteio

A Exposição Passaporte de Campo Grande (MS) do ciclo da Morfologia do Cavalo Crioulo  vai ser realizada nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril. Um grande número de animais está confirmado, tendo exemplares também de outros Estados, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Serão classificados oito animais à Final Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Mato Grosso Sul, Beto Diedrich, a exposição já conta com exemplares a mais do que o necessário para classificar para a Final. “Estamos também aguardando a confirmação de alguns animais de São Paulo. Então, realizar uma exposição passaporte dentro da Região 8 e ter essa receptividade de animais de todas as regiões é muito gratificante para o nosso Núcleo e para os criadores de Mato Grosso do Sul”, afirmou, destacando que a expectativa é muito boa.

Sobre a criação do Cavalo Crioulo na região, Diedrich disse que a raça se adapta muito bem. “Nossos criatórios têm as mesmas condições existentes no Sul do país. A região possui as planícies alagadas do Pantanal e temperaturas extremas, iguais às planícies do Pampa, assim como tem a região serrana igual às regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, afirmou, lembrando também que todos os criatórios têm um excelente resultado tanto na criação como na formação de potros devido à alta genética de ponta, acesso ao sêmem congelado e centro de transferência de embrião. “Com certeza, esse é o futuro da raça, das grandes distâncias, animais de ponta espalhados pelo Brasil inteiro e aproveitando o grande poder econômico da região 8”, destacou.

Diedrich ressaltou, ainda, que como uma região de fomento, o Centro Oeste tem mercado para animais prontos e atletas. Informou que a região ainda possui muito trabalho com gado, pecuária extensiva, e a principal ferramenta é o cavalo. Além disso, salientou que os esportes equestres movimentam as famílias de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. “Fazer um trabalho de base voltado ao mercado de fomento, igual ao que estamos planejando como um Curso de Doma, com acompanhamento e treinamento desses cavalos, eles vão correr qualquer esporte, como, por exemplo, o Laço Comprido, que é o esporte que mais agrega pessoas no Brasil, em especial no Centro Oeste”,  observou.

A Exposição Passaporte de Campo Grande ocorrerá no Parque do Peão em uma pista coberta com transmissão para todo o Brasil. O evento será realizado durante a 82ª Expogrande e terá como jurado Alexandre Suñe.

Confira a programação

15 de abril de 2022 (sexta-feira)
15h30min – Concentração de Machos
16h – Admissão dos Animais

16 de abril de 2022 (sábado)

8h – Julgamento Morfológico
14h – Continuação do Julgamento Morfológico

17 de abril de 2022 (domingo)

8h30min – Julgamento dos Grandes Campeonatos

Foto: Fagner Almeida/Divulgação