Como hoje é dia de #tbt vamos relembrar matéria publicada na edição 13 da Revista O Trotador, em abril de 2018, trazendo o perfil do criador Vladimir Santiago, titular do Haras Santiago. Confira!**
“Titular do Haras Santiago, Vladimir desde criança teve uma paixão por cavalos, em especial os de corrida, tradição no sul do país. Assim que teve condições, ele não mediu esforços para adquirir seus animais passando de proprietário a criador e hoje investe na produção em busca de campeões.
Aos 42 anos de idade, Vladi, como é chamado pelos amigos, conta que devido sua vontade de estar perto dos cavalos desde muito pequeno, aos 13 anos, começou a trabalhar como ajudante de ferreiro e, então, pode acompanhar e aprender mais sobre a lida e manejo dos animais que tanto ama.
“Isto foi até que consegui comprar minha primeira potranca e daí em diante nunca mais consegui ficar longe dos cavalos”, ressalta o criador, que passados alguns anos adquiriu o seu primeiro cavalo de corrida de trote, uma tradição entre os gaúchos.
Com o primeiro animal, Vladi começou a participar das corridasem várias pistas e teve a oportunidade de correr por todo o país e também na Argentina. Até então não imaginava se tornar um criador.
Foi há oito anos, quando adquiriu o garanhão K. B. Napoli, que proporcionou muitas alegrias com vitórias nas corridas, que iniciou a criação. Com o reprodutor Napoli vem produzindo grandes animais no Haras Santiago. “Fizemos história em São Paulo e na Argentina com o Napoli, e no sul do país ele foi um dos melhores cavalos de corrida. Hoje, como garanhão, é um destaque também, só ficando atrás mesmo dos reprodutores americanos”, continuou.
Localizado na cidade de Triunfo, cerca de 60km de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde Vladi reside, o criatório possui hoje 22 matrizes e também outro destacado reprodutor, o americano Innocently Wild, adquirido no início do ano passado e mais conhecido como ‘garanhão tordilho’.
“Queremos fazer uma revolução no Haras Santiago com o Innocently. Nós o adquirimos do nosso amigo Tandy, aqui no sul, que nos deu a oportunidade e a preferência em nos vender. A escolha por ele se deu pelos filhos que já vem correndo, além de ser um reprodutor tordilho, com pelagem diferenciada. Para nossa criação ele está sendo uma evolução genética”, explicou Vladi.
A produção do Haras Santiago hoje está numa média de 22 potros por ano. Dentre os destacados filhos do Napoli, Vladi cita a Napolitana, Florencio e Napoleão, dentre outros, assim como o Tufão, Innocently Bayer e Garoto Selvagem, como filhos do Innocently Wild.
Com a meta de fazer o Haras Santiago entrar para a história do cavalo trotador, Vladi explica que já tem um sonho realizado que foi a aquisição do reprodutor americano para seu plantel. “Agora um sonho a realizar é ver nossos potros correndo por todo o Brasil. Hoje o cavalo trotador é mais do que uma paixão. Minha vida é junto com os cavalos e quero estar sempre envolvido com eles, junto à minha família”, finalizou o criador.”
** matéria publicada em abril de 2018 na edição 13 da Revista O Trotador