Brasileiros participam do Winter Equestrian Festival 2022, que começa oficialmente hoje, na Flórida

Sediado no Palm Beach International Equestrian, em Wellington, na Flórida, o Winter Equestrian Festival 2022 começa nesta terça-feira, 11, sendo considerada a mais longa competição do hipismo mundial, já que tem programação até o dia 03 de abril.

Serão 13 semanas de programação, com cerca de $10 milhões em premiação. Como de costume, a cada semana a competição começa às quartas-feiras e segue até domingo com as principais provas sendo disputadas na arena internacional. A boa notícia é que a presença de público volta a ser permitida com uso de máscara em todos os espaços fechados.

Algumas competições já começaram na última semana e no primeiro domingo do ano, no GP Equiline, que fechou a semana Holiday Final, teve Brasil no placar com Santiago Lambre, que competia pelo México até 2020, na 4ª colocação com Comtess 202 e 5º montando Dingemanna. A disputa com 18 conjuntos e quatro no desempate teve $50 mil em jogo, com vitória da canadense Erynn Ballard com Nanini Van D’Abelendreff.

Confirmando a tradição, a participação brasileira será forte na temporada. Essa semana, além de Santiago Lambre, Luiz Francisco de Azevedo e Gabriel de Matos machado, também já estão a postos. Representando o Brasil, o evento promete contar, entre muitos outros com Rodrigo Pessoa, Rodrigo Lambre, Eduardo Menezes, Fabio Leivas da Costa, vindos do Brasil Luciana Lossio, campeã do ranking brasileiro sênior top 2021 que já enviou sua égua Louise Jmen aos EUA, Stephan Barcha, campeão brasileiro sênior top, e também a amazona amadora Ana Eliza Aguiar Ramos, que normalmente disputa a temporada europeia, porém, também embarcou uma montaria vinda do Brasil para Wellington. A lista de inscritos é divulgada a cada semana.

Mais premiação

A temporada do hipismo na Flórida está em pleno andamento. A primeira semana no Winter Spectacular Show, no World Equestrian Center, em Ocala, novo complexo equestre de ponta inaugurado no final de 2020, já contabiliza uma vitória brasileira. Na quinta, 6, Santiago Lambre montando Thje Diamant Rose Z, de 11 anos, faturou a prova inaugural do Prêmio de Boas Vindas Jarvis Insurance, a 1,45m. Dos 11 conjuntos que zeraram a primeira passagem quatro garantiram pista limpa no desempate. Lambre e The Diamont Z, filha de Toulon x Diamant Z, abriram a prova e por consequência, o desempate cruzando a linha de chegada sem faltas em 41s722. “É complicado quando a gente entra primeiro. Eu realmente tentei ser o mais rápido possível. O percurso estava bastante difícil, com oxers (paralelas) bastante quadradas, mas a minha égua saiu rapidamente do chão”, ponderou Lambre, 38 nascido em Porto Alegre e voltou a competir pelo Brasil no ano passado. “Eu ainda estou conhecendo a The Diamant Rose Z e ela vem evoluindo muito. Penso que esse ano será o mais competitivo em sua carreira.

informações: CBH