Construção de um quarentenário em Campinas/SP, buscando melhorar a logística do trânsito internacional de equídeos, foi um dos assuntos da pauta
Foi realizada nesta quarta-feira (17/11) a primeira reunião da Câmara Setorial de Equídeos, criada recentemente pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo, para funcionar como um fórum permanente de interlocução entre o setor privado e público, com o objetivo de fortalecer produtores e criadores de cavalos do Estado.
Em reunião presidida pelo secretário geral das Câmaras Setoriais vinculadas à Secretaria de Agricultura, Alberto Pereira Gomes Amorim, alguns temas importantes para o setor já foram trazidos à pauta. “A ideia desse espaço é orientar o produtor”, disse o secretário Amorim, destacando que a Câmara Setorial de Equideocultura servirá também como uma facilitadora no contato com outras áreas do governo estadual, tais como secretarias de Justiça ou Meio Ambiente, por exemplo.
Amorim explicou ainda que o próximo passo para o andamento dos trabalhos é escolher os membros e entidades que vão compor a câmara, bem como o nome da pessoa que irá presidir o fórum. O médico veterinário do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), César Vilela, foi o indicado para a vaga de presidente da Câmara Setorial, e a votação deve ocorrer na próxima reunião.
A composição do colegiado também será definida na próxima reunião, segundo o secretário, deverá ser integrada por representantes do setor público e privado ligados à Equideocultura paulista. Este primeiro encontro contou a participação de entidades representativas do setor, como IBEqui, ABQM (Quarto de Milha), ABCCRM (Mangalarga), ABPSL (Puro Sangue Lusitano), Federação Paulista de Hipismo, entre outras.
Dentre os temas trazidos pelos participantes, foi dada prioridade na discussão de temas relativos à exportação e sanidade animal. Foi discutida a possibilidade da construção de um quarentenário para atendimento nas proximidades do aeroporto de Viracopos. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, o quarentenário dará total transparência à Política Brasileira de Sanidade Animal, maior credibilidade às medidas sanitárias adotadas no transporte nacional e internacional, além de uma melhor logística para o trânsito de animais.
O presidente-executivo do IBEqui, Manuel Rossitto, participou do encontro e elogiou a agilidade da Secretaria de Agricultura em instalar a câmara e dar início às discussões.
Rossitto destacou ainda a importância de mudanças já implementadas pela Secretaria de Agricultura do Estado, como a recente resolução que agiliza e tornar mais seguro o transporte de animais dentro do Estado, com a modernização da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA).
“Essa mudança veio para desburocratizar, mas sem perder o foco na regulação, garantindo a segurança de todos”, disse Rossitto. O representante do IBEqui lembrou também da questão da Segurança Jurídica dos Esportes Equestres, outro tema que, segundo ele, precisa estar sempre na atenção dos representantes da Câmara Setorial de Equídeos.