Setembro terminado, e chega ao fim também a temporada regular de rodeios da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association. Apesar da classificação oficial dos 15 finalistas de cada modalidade sair somente no final de outubro, o ranking antecipa a colocação de cada competidor
Na busca pelo sonhado título de campeão mundial da modalidade Team Roping (pé), o brasileiro Juninho Nogueira terá em dezembro – de 02 a 11 – a sua sétima participação consecutiva no National Finals Rodeo, em Las Vegas. Ele termina a temporada como primeiro do ranking com $133,715.50 em ganhos, mas como os 10 dias das finais tem muita premiação, nada está definido e a batalha será em pista a cada round disputado.
Juninho assumiu a liderança do ranking no início de setembro, após o rodeio de Fort Madison, no Iowa. “Este ano, assim como todos os outros, a meta primeiro era fazer a Finals, que já conseguimos e agora, finalizada a temporada, é chegar em casa e se preparar para corrermos em Las Vegas. O foco é fazer uma boa Finals para lutar mais um ano pelo título mundial”, disse o brasileiro.
Dentre os rodeios que participou este ano, Juninho venceu o Tri-State Rodeo, em Fort Madison e Dodge City Roundup Rodeoy, em Dodge City; além de vitórias em vários rounds. Tendo finalizado a última temporada em 12º lugar; Juninho já conquistou o vice-campeonato em quatro anos seguidos (de 2016 a 2019). Seu parceiro, Kaleb Driggers, chega à Finals na 3ª posição do ranking com $119,330.40.
Tie-down Roping
Outro brasileiro garantiu participação na Finals. Após conquistar o campeonato mundial em 2017, Marcos Alan Costa ficou fora das finais mundiais nos últimos três anos para se cuidar e recuperar de lesões, voltando à disputa este ano. Ele ocupa a 6ª posição do mundial, com $113,741.70 em ganhos.