Charles do Bronx vence corrida nos EUA e destaca o trote brasileiro na América

O desafio entre o campeão mundial do UFC Charles do Bronx e o experiente jóquei Tim Tetrick movimentou a programação desta terça-feira, 13, na Yonkers Raceway em Nova Iorque, com grande público prestigiando o evento e vitória brasileira em pista.

Realização de um sonho para Charles do Bronx, visibilidade para o trote brasileiro e grande interesse dos americanos na ampliação do esporte para o público apaixonado pelas lutas. Assim podemos resumir o evento que, apesar de ter sido organizado rapidamente, superou as expectativas de todos envolvidos, com vitória do Brasil e o início de parcerias com o campeão Charles. A recepção do lutador foi de celebridade, tendo a intermediação do brasileiro Eduardo Bianchi, que há anos mora na América.

“Estou vivendo uma situação indescritível, já estava feliz com a participação e ainda veio a vitória, tudo foi perfeito”, ressalta o campeão Charles do Bronx. “Tudo aqui é muito diferente do que no Brasil. A pista é um tapete, a estrutura do hipódromo é incrível e aqui ninguém usa chicote, uma cultura completamente diferente, show de bola”.

A comemoração do campeão e o cumprimento pós corrida

Como não deu tempo de experimentar o cavalo antes da corrida, Charles contou que seguiu as orientações dos seus ‘corners’ (termo usado nas lutas para técnicos) Eduardo Bianchi e Gia Santos, estabelecendo a melhor estratégia para correr o animal.

Pronto para o ‘combate’, seguindo as orientações dos ‘corners’ Eduardo Bianchi e Gia Santos

“Graças a Deus a estratégia que eles me passaram deu certo demais. A orientação era correr atrás e somente no final fazer a ultrapassagem, aí teve a trotada do cavalo dele na corrida, aproveitei a situação, passei e fui embora, chegando em primeiro”, conta Charles empolgado após a vitória.

Sobre sua expectativa antes do desafio, Charles estava confiante na vitória. “Quando meu cavalo é o azarão eu aposto tudo que tenho, imagine quando eu vou correr, acredito em mim 100%, pois se não acreditarmos em nós mesmos, quem vai acreditar?”

Todos querendo o acesso ao brasileiro

Desde que o evento foi agendado na semana passada, os americanos foram ágeis e pensaram em todos os detalhes para aproveitar a oportunidade ímpar de ter um astro do UFC correndo um cavalo trotador. Eles confeccionaram uma farda para o brasileiro correr e, segundo Charles, foi muito bem recebido por todos. “Só tenho que agradecer todo mundo envolvido, de coração, pela oportunidade que me deram de correr contra o cara que é o melhor jóquei daqui”.

Como sempre, Charles mostrou sua paixão pelos cavalos e foi para cima na corrida, chamando a atenção de todos presentes, com isto, já até recebeu novo convite para participar de outro evento no dia 7 de agosto em Nova Iorque.

“Vamos ver direitinho se haverá possibilidade de virmos mês que vem, mas, desde já, é muito bom ver o que este desafio representou. Todo mundo sabe que sou apaixonado pelo trote, o cavalo me deixa bem, me faz feliz, e, conhecendo este mundo do cavalo trotador aqui, com certeza vamos analisar, ver o que é melhor e quem sabe poderemos investir em animais aqui nos EUA também. Sou um moleque que sonho alto, sempre acreditei nos meus sonhos e meus ideais. Estou feliz demais, vamos ver o que rola daqui para frente, quem sabe começo tocar cavalo aqui, ou tenha animais nossos correndo para poder estar assistindo aí do Brasil. Aqui a indústria do cavalo trotador é gigante e envolve muito dinheiro”, finalizou do Bronx.

Americanos empolgados

Na avaliação de Eduardo Bianchi, o evento foi um sucesso total, algo que os americanos nem imaginavam. “Muita gente importante da raça compareceu e atraímos um público novo, medido através dos compartilhamentos nas redes sociais e mesmo os que compareceram na pista. Acredito que foi uma das coisas mais importantes para a raça americana nos últimos anos. Um evento inesperado que teve resultados incríveis, sem dizer que o Charles é um cara super humilde, acessível, que encantou a todos por aqui. O público prestigiou, participou da sessão de autógrafos e fez questão de assistir à corrida”.

Receptividade perfeita dos americanos para Charles do Bronx, intermediada pelo Du Bianchi

Como um dos ‘corners’ de Charles, Bianchi disse que o desempenho do brasileiro em pista foi muito bom. “Como eu conhecia o cavalo, conversamos antes e orientamos para que ele corresse atrás na primeira volta, ele seguiu a risca aproveitou a hora certa para ultrapassar e venceu a disputa. Todos aqui gostaram muito da performance dele e da sua paixão pelo cavalo. Eles estão vendo que apesar do ‘amadorismo’ das corridas no Brasil em relação à deles, a paixão fala mais alto e se sobressai sempre. Eu acredito que quem corre no Brasil, está apto a correr em qualquer lugar do mundo”, continuou.

Por ser o primeiro brasileiro a correr em pistas americanas, Bianchi pode falar por experiência que a visibilidade que o Charles está trazendo para o país é importantíssima, pois é uma celebridade que conseguiu tirar as corridas brasileiras do anonimato. “O Brasil tem ótimos profissionais, sempre falo isto aqui, sei o quanto é difícil para um treinador fazer o animal correr bem, mas aos poucos tudo vai melhorando, já vemos isto na raça. Acompanho as corridas brasileiras daqui e vejo a qualidade dos animais nacionais que vem nascendo, resultado do investimento feito na importação dos garanhões e matrizes americanas, e, isto que o Charles está fazendo traz ainda mais gente para o trote no mundo”.

fotos: Gia Santos/Chris Tully