ABQM expande Projeto de Equoterapia e já atinge as cinco regiões do país

A Associação do Quarto de Milha está desenvolvendo o Projeto Equo ABQM em todo o Brasil. A iniciativa, que oferta tratamento gratuito para pessoas com necessidades especiais, já está presente nas cinco regiões do país.

Reuniao de centros credenciados

No último dia 24, a entidade reuniu 20 centros credenciados ao projeto, para discutir ações de ampliação, fomento e estímulo à atividade, com o incentivo da ABQM e o apoio de empresários parceiros.

O superintendente geral, Manuel Rossitto, a coordenadora do projeto, Aline Passos, e o gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, Orlando Filho, representaram a ABQM no encontro. “Para participar do projeto, os centros devem ser indicados por núcleos ou associações da raça, estar vinculado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), ter alvará de funcionamento e possuir cavalo Quarto de Milha no atendimento”, destacou o superintendente.

Projeto Empresário Parceiro

Buscando ampliar as ações, a ABQM está criando o ‘Projeto Empresário Parceiro’. A iniciativa consiste em apoiar quartistas que tenham interesse em disponibilizar suas propriedades para a prática da Equoterapia. E neste sentido, oferecer suporte técnico e orientação para que possam adequá-las para serem utilizadas dentro dos critérios estabelecidos pela ANDE-Brasil e pela legislação vigente. Desta forma, fomentando e disseminando ainda mais a prática, especialmente onde não haja centros.

Doação de cavalos aos centros

A ABQM também está estimulando a doação de animais da raça aos centros, para o uso nas sessões de Equoterapia. Além de promover o apoio aos centros, a iniciativa cria uma interface entre os quartistas, que tenham animais para doação, e os centros de Equoterapia, que estejam precisando de cavalos, e fomenta o Quarto de Milha na atividade. “Acreditamos que esse apoio propiciará um aumento de praticantes nos centros”, afirmou Rossitto.

Conheça os centros participantes

– Centro de Equoterapia de Jaguariúna (Jaguariúna/SP);
– Associação Nova Canaã de Santa Isabel (Santa Isabel/SP);
– HSC Centro de Equoterapia (Araçatuba/SP);
– Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch (Itapecerica da Serra/SP);
– Centro de Equoterapia e Reabilitação Haras São Judas Tadeu (Barretos/SP);
– Centro de Equoterapia da Hípica Santa Terezinha (Carapicuíba/SP);
– Centro de Equoterapia Jockey Club de São José do Rio Preto (São José do Rio Preto/SP);
– Núcleo de Equoterapia Cavalcare (Birigui/SP);
– Centro de Equoterapia Sinergia Equus (Cerquilho/SP);
– Centro de Equoterapia de Botucatu (Botucatu/SP);
– Centro de Equitação e Equoterapia GF (Penápolis/SP);
– Centro de Equoterapia Instituto Passo a Passo (Itatiba/SP);
– Centro de Equoterapia de Bauru Erik Breslau (Bauru/SP);
– Centro de Equoterapia Talentos (Contagem/MG);
– Centro Lagartense de Equoterapia (Lagarto/SE);
– Núcleo de Equoterapia Caxangá Golf e Country Club (Recife/PE);
– Passo Amigo Therapies (Porto Velho/RO);
– Centro Básico de Equoterapia General Carracho (Brasília/DF);
– Centro de Equoterapia Haras Twin Brothers (Cuiabá/MT);
– Associação Paranaense de Equoterapia e Inclusão Equestre (Ponta grossa/PR).

Panorama geral

Em 2020, o Projeto Equo ABQM foi reestruturado e ampliado pela Associação do Quarto de Milha, agregando mais parceiros, tendo como meta alcançar todas as capitais brasileiras, além de outros municípios. Na última reunião da Diretoria Executiva da ABQM, realizada no dia 22 de março de 2021, três novos centros, da Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, foram aprovados para compor o projeto, totalizando 23 centros, em dez estados brasileiros.

fonte: abqm.com.br