Luiz Francisco de Azevedo, Rodrigo Pessoa, Yuri Mansur e Rodrigo Lambre formaram o Time Brasil acompanhado de perto pelo técnico Philippe Guerdat e o chefe de equipe Pedro Lacerda que estão nos EUA de olho na performance dos brasileiros visando a formação da equipe para a Olimpíada de Tóquio.
Na última sexta-feira, 5, o Time Brasil de Salto participou de sua primeira Copa das Nações do ano no CSIO4* durante o Winter Equestrian Festival, na Flórida (EUA). Com uma equipe estrelada formada por Luiz Francisco Azevedo montando Comic, único a zerar os dois percursos; Rodrigo Pessoa montando Carlitos Way 6 que registrou apenas 1 ponto perdido (pp) por excesso de tempo no 2º percurso; Yuri Mansur montando Vitiki, oito pontos no 1º percurso e 5 pontos no 2º; e Rodrigo Lambre montando J´Adore van het Klinkho, que com 16 e 8 pp, teve seus resultados descartados, o Brasil garantiu o 3º posto entre oito fortes equipes.
Em Copas das Nações, sempre disputadas em dois percursos, conforme a regra, cada equipe participante descarta o pior resultado do 1º e 2º percurso que foram idealizados pelos norte-americanos Steve Stephens e Nick Granat. Os donos da casa EUA – Lilli Keenan / Faster – 0/(4), Bliss Heers / Antdote de Mars – 0/0, Brian Moggre / Balou du Reventon – (4)/0, Jessica Springsteen / Don Juan van de Donkhoeve – 1/0 – subiram ao topo do pódio computando apenas um 1 ponto perdido e a Irlanda foi vice, 4 pontos. A disputa distribuiu U$ 150 mil em premiação.
Acompanharam o Time Brasil em Wellington o técnico da equipe, o renomado treinador suíço Philippe Guerdat, e o chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda, além do veterinário oficial do Time Brasil Rogério Saito. Guerdat e Lacerda lideraram a conquista do hexacampeonato por equipes no Pan Lima 2019, garantindo a vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio postergados para 23 de julho e 8 de agosto de 2021. A disputa na modalidade Salto acontece entre 3 e 7 de agosto.
Completando os resultados da Copa das Nações da 4ª à 8ª colocação, a equipe de Israel, 16 pp, seguido pelo Canadá, 20 pp, Grã Bretanha, 24 pp, Colômbia, 29 pp e México, 33 pp.
De olho na formação do Time Brasil em Tóquio e outras importantes competições internacionais
Todos os conjuntos brasileiros participantes do Winter Equestrian Festival em Wellington, Flórida, EUA, estão sendo observados durante a temporada nos EUA e de acordo com suas performances podem ser convocados, a critério do técnico da equipe, para participar da 2ª fase de observação visando a avaliação do potencial de performance para formação do Time Brasil primeiramente nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (2021) e também nos WEG 2022 (World Equestrian Games), Jogos Pan-americanos 2023 e Jogos Olímpicos 2024.
Na 2ª fase, todos os conjuntos brasileiros em Copas das Nações e Internacionais de Salto, definidas pelo técnico e, de acordo com suas performances, podem ser convocados para o Time Brasil de Salto.
Copa das Nações CSIO4* Wellington
Campeão EUA- 1 ponto perdido (pp)
Lilli Keenan / Faster – 0/(4)
Bliss Heers / Antdote de Mars – 0/0
Brian Moggre / Balou du Reventon – (4)/0
Jessica Springsteen / Don Juan van de Donkhoeve – 1/0
Vice Irlanda – 4 pp
Shane Sweetnam / Karlin van´t Vennehof – 0/0
Bertram Allen / Castlefield vegas – 0/4
Michael Duffy / Zilton SL Z – 0/4
Cian O´Connor / Cadiz – 0/0
3º lugar Brasil – 14 pp
Rodrigo Lambre / J´Adore van het Klinkhof – (16)/(8)
Luiz Franciso de Azevedo / Comic – 0/0
Yuri Mansur / Vitiki – 8/5
Rodrigo Pessoa / Carlitos´s Way 6 – 0/1