O Rancho Nossa Senhora de Guadalupe, em Barretos/SP, será palco entre os dias 20 e 23 de maio, do Encontro Nacional de Muladeiros do Bem, evento solidário que visa arrecadar doações para o Hospital de Amor
Parceira do Hospital de Amor há 12 anos e tradicional na criação de jumentos e muares, a família Pascon realiza um sonho este ano com a organização do Encontro Nacional de Muladeiros do Bem. Além de poder reunir e homenagear tropeiros antigos e tradicionais, o evento tem ainda o espírito solidário de ajudar o Hospital de Amor, referência no tratamento e prevenção do câncer.
“A idéia surgiu numa prova que estávamos no Rancho junto ao João Lindolfo e o Giovane Barroti, nosso grande parceiro e patrocinador. Tivemos a idéia de fazer uma festa de mula e o Giovane sugeriu fazer o Muar do Bem, ele que deu este nome. Como sempre tivemos esse sonho de fazer uma festa e convidar os tropeiros antigos, nada melhor do que este encontro ajudar o Hospital de Amor”, disse Jorginho Pascon, que organiza eventos para a entidade há 12 anos. “Fiz uma cavalgada antes que conseguimos reunir entre 400 e 500 mulas, só que minha cidade (Jaborandi/SP) não tem estrutura para um evento maior. O Rancho do Henrique Prata, Nossa Senhora de Guadalupe, é um recinto de exposições perfeito, com pista coberta e toda infra que precisamos”.
Jorginho conta que já está fazendo o convite para todos os tropeiros antigos, de Lagoa Dourada e outras localidades, para participação no evento e a grande maioria está confirmando presença. A programação do Encontro Nacional de Muladeiros do Bem prevê realização de provas de marcha, team roping, ranch sorting e team penning exclusivamente com muares.
Pelo período de pandemia, o organizador afirma que o evento seguirá todos os procedimentos para contenção do covid-19 exigidos por lei, tendo ainda na retaguarda o Hospital de Amor na orientação aos participantes.
“Nossa expectativa é boa. Estamos com o pé no chão, não queremos fazer algo muito grande, pois estamos num período de pandemia e esperamos que até lá muita gente já esteja vacinado. Exigiremos o uso de máscara e cuidaremos do distanciamento social para seguir as regras necessárias na sua realização”, ressaltou.
O Encontro visa estimular os participantes a fazer doações ao Hospital de Amor, assim como adquirir produtos no Leilão de prendas que será realizado no local, além de rifas e comércio da lanchonete que terão arrecadação 100% em prol da entidade.
Estão na organização do Encontro Nacional de Muladeiros do Bem a família Pascon, Antenor Prata, Zé Maurício de Andradas, e Carlinhos de Taquaruçu.
“Vamos realizar um sonho de menino e da nossa família em poder homenagear todos os tropeiros antigos que iniciaram o caminho pra chegarmos até aqui, unindo a arrecadação de doações para o Hospital”, finalizou Pascon.