A Prefeitura de Pirapora lançou nesta segunda-feira, 27, a fanpage Pirapora turismo Virtual, que será mais uma ferramenta de aproximação dos romeiros e turistas com a cidade, principalmente neste período próximo ao Dia do Bom Jesus, comemorado 06 de agosto.
Sem receber romarias desde o início da pandemia, a cidade de Pirapora tinha expectativas de voltar suas atividades a partir de agosto, justamente no mês de comemoração de seu padroeiro, mas como a situação de contaminação continua em alta, as comemorações do Bom Jesus serão apenas virtuais. O secretário de Cultura e Turismo do município, Vitor dos Santos, ressaltou a importância dos romeiros entenderem que o decreto do governo de Estado é rígido em relação ao turismo, ressaltando que todas práticas turísticas ainda estão proibidas.
“As romarias estão suspensas por tempo indeterminado, por isto fazemos um apelo a todos os romeiros, caravanas, grupos familiares, e pessoas que tem o hábito de visitar o Santuário para que neste momento não venham para Pirapora, não é o momento apropriado. Estamos numa curva crescente, são mais de 240 casos, 8 óbitos na cidade (até a entrevista em meados de julho), e a média está crescendo de 5 a 10 casos por dia”, ressaltou Vitor.
Justamente pela situação, as autoridades decidiram que não haverá Festa do Padroeiro aberta ao público este ano e as comemorações serão fechadas, já estando programada uma missa às 16 horas, que será transmitida online, sem a presença de público.
Pensando em interagir com os romeiros, o secretário afirmou que o lançamento da página no facebook – Pirapora Turismo Virtual – visa informações e interação com este público. “Lá vamos transmitir as missas, fazer eventos, lives sertanejas em homenagem a todas romarias que vem para nossa cidade; vamos postar histórias de romarias, das mais antigas, momento de bate papo com os presidentes, entrevistas, enfim, será uma página 100% voltada ao romeiro. Apesar de estarmos na flexibilidade amarela, ainda não podemos receber turistas. Nosso maior foco é avisar a todos que Pirapora ainda não está recebendo romarias. Vira e mexe ficamos sabendo de propagandas de romarias clandestinas, então, pedimos a todos que não venham, pois teremos barreiras sanitárias nas divisas da cidade para orientação de um reagendamento de vinda à Pirapora, devido à situação que estamos vivendo neste momento”.
O secretário Vitor convida todos a curtir a página e participar das atividades que lá serão postadas, enquanto os romeiros terão que ter mais um pouco de paciência, se cuidando e ficando em casa, pois a vida vem em primeiro lugar. “Não temos como fazer previsão de quando a cidade será reaberta, em entendimentos com o governo estadual, temos apenas uma visão de que a partir de 13 de outubro possa iniciar a liberação, mas antes está proibido qualquer tipo de turismo, seja ele religioso ou de lazer. E esta data também depende da situação que o Estado estará vivendo”, finalizou.
Curtam a página: https://www.facebook.com/PiraporaTurismoVirtual/