A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu lançou oficialmente a ExpoGenética 2020, que acontecerá entre 15 e 23 de agosto. Foram apresentados os detalhes da feira, que terá como tema os ‘360º do Melhoramento Genético’. Anunciando uma mega estrutura, incluindo a transmissão ao vivo de toda a programação pela TV, a entidade promete uma edição histórica.
“Reformulamos o conceito de feira virtual e elevamos a ExpoGenética a um nível que o nosso setor ainda não conhecia. Em um cenário sem precedentes, a ABCZ, mais uma vez, mostra a inovação tão presente em seu DNA, e cria estratégias para garantir a realização desta exposição, que é a maior feira técnica de zebuínos do mundo. Toda nossa programação foi pensada nesse sentido, mantendo o caráter técnico da ExpoGenética, mas com uma abrangência ainda maior que o virtual nos possibilita. Tenho certeza que essa edição será histórica, e que estamos construindo aqui uma nova forma de promover feiras agropecuárias no país”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
Entre as novidades anunciadas está a transmissão ao vivo de toda a programação da feira pelo Canal do Boi. Uma estrutura de estúdios e equipamentos já está sendo montada, o que irá possibilitar a realização de debates técnicos e entrevistas relacionadas ao melhoramento genético, além da exibição de pontos já tradicionais da programação da feira, como o lançamento do Sumário de Touros PMGZ/ Geneplus, e a divulgação dos resultados do PNAT.
“Teremos cerca de cinco horas de programação diária, com uma equipe própria de cerca de 10 jornalistas, entre apresentadores, repórteres, produtores e editores, que conduzirão essa programação ao vivo. Uma série de conteúdos, incluindo debates e painéis com nomes de relevância para o nosso setor, já está confirmada”, revela Rivaldo Júnior, complementando que pela primeira vez também será apresentada virtualmente uma programação exclusiva para o público internacional.
Ainda na lista de novidades da ExpoGenética 2020 está a possibilidade de uma visita virtual ao Parque Fernando Costa. Todo o local já foi gravado em 360º, possibilitando uma visualização do espaço em todos os ângulos. “Com um celular ou um computador conectados à internet, o público poderá visitar o Parque Fernando Costa durante 30 dias, estendendo as oportunidades de negócios. Por meio dessa tecnologia, será possível, inclusive, entrar nos pavilhões dos expositores e adquirir informações sobre os trabalhos de melhoramento genético desenvolvidos em cada uma dessas seleções”, explicou Rivaldo, durante o lançamento da programação.
Programação 360º
Seguindo o perfil de uma feira técnica, a programação, mais uma vez, conta com uma série de debates sobre o setor. Entre os destaques está a mesa redonda ‘E essa tal de Genotipagem?’, com participação de renomados especialistas do país. Ainda na programação estão o 3º Encontro ABCZ Mulher, o 11º Encontro Rural Jovem, promovido pela ABCZ Jovem, e um debate sobre mercado com o tema ‘O Agro depois do coronavírus: o que podemos aprender’.
Quanto à programação política, um momento importantíssimo já está confirmado: uma reunião extraordinária do Conselho do Agro, com participação de grandes entidades representativas do agronegócio brasileiro, como a CNA.
Movimentação financeira
O clima de otimismo também marca as expectativas com a movimentação financeira. Até esta quinta-feira (18) a temporada de leilões da ExpoGenética já contava com 13 remates confirmados, mesmo número de eventos comerciais da feira no ano passado. Somando os leilões a outras oportunidades de negócios que a ExpoGenética oferece, a expectativa é superando o valor registrado em 2019, atingindo R$35 milhões.
Para conferir a programação completa da ExpoGenética 360º, acesse: www.expogenetica.com.br .