As provas Enduro do Cavalo Crioulo tiveram seu regulamento atualizado para o ciclo 2020.
A modalidade está crescendo cada vez mais no Brasil, tem uma subcomissão independente recém definida e final marcada no calendário da raça, este ano.
As mudanças no regulamento, têm o objetivo de ajudar ainda mais o conjunto ginete-cavalo na melhor performance possível. Entre as recentes adequações no documento se encontram novos artigos acerca do bem estar animal, buscando uma maior sintonia entre o conjunto enquanto o trajeto é percorrido de forma segura para ambos e qualquer ação que seja enquadrada como destrato, causará a desclassificação do ginete e cavalo.
Além disso, também passa a ser exigida autorização de representante legal para menores de 18 anos que desejam integrar a categoria de 30 quilômetros, enquanto crianças de até 12 anos deverão usar estribo fechado. A supervisão das normas a serem seguidas é de responsabilidade do técnico supervisor do evento. Veja o novo regulamento na íntegra.
O Enduro
Em 2002, a modalidade foi oficializada na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos e o Enduro integrava a subcomissão de resistência juntamente com a prova de Marcha.
Para o ciclo atual (2020), as modalidades foram desmembradas visando um melhor trabalho técnico e um crescimento de ambas as provas. Segundo Cristina Zambrano, coordenadora da subcomissão do Enduro, “Assim cada subcomissão vai conseguir se dedicar mais especificamente à modalidade”.
Ela ainda justifica que houve um aumento de provas agendadas no calendário crioulista com relação ao último ano, por conta do grande interesse por parte dos competidores e de novos adeptos. Núcleos que ainda não haviam realizado a prova anteriormente passaram a entrar em contato com a subcomissão demonstrando interesse em recebê-la, “Isso nos trouxe uma satisfação muito grande porque a gente vê que a gente conseguindo se dedicar um pouco mais e mostrando a importância da prova de enduro”, contou Cristina.
Com as novas mudanças, a equipe está à todo vapor na organização da prova. A primeira etapa do Enduro 2020 está marcada para o dia 29 de fevereiro, na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul.
Por: Vitória Junqueira