Dentro da série de matérias sobre a rotina do manejo reprodutivo equino, hoje vamos falar de mais uma ação necessária para garantir o sucesso do plantel. O diagnóstico da gestação é mais uma das técnicas básicas usada, para alcançar o sucesso na reprodução do plantel.
A gestação pode mudar totalmente a rotina do manejo então, a prenhez precisa ser diagnosticada o mais cedo possível, isso será mais fácil para o proprietário, para o cuidador e para todo o rebanho.
Além do mais, os custos de produção podem ser minimizados e melhor calculados quando o diagnóstico de confirmação da gestação é prococe. E também é possível organizar o novo manejo de forma correta, com programas nutricionais mais adequados e prevenção de problemas gestacionais nas éguas.
Para realizar o diagnósticos, é indispensável supervisão de um médico veterinário especializado para escolher o melhor método e mais preciso. O principal método e mais usado, por conta de eficiência, é a ultrassonografia aliada à palpação retal, com alto índice de precisão e identificação no início da gestação.
Função da ultrassonografia na gestação equina
O ultrassom é uma técnica usada desde a avaliação das condições reprodutivas dos animais, identificação do ciclo estral, até a transferência dos embriões no útero da receptora.
Considerada um dos maiores avanços tecnológicos, a ultrassonografia junto com a palpação retal, é muito importante na avaliação completa da égua. A técnica configura um ponto de segurança para os médicos veterinários, melhorando a definição dos resultados dos exames e, portanto, eleva a taxa de acertos do profissional.
A ultrassonografia permite um diagnóstico com prazos muito curtos após a fecundação. O uso da técnica pode:
Reduzir os custos e riscos à saúde dos animais: Além de identificar a prenhez, a ultrassonografia permite ao médico veterinário a identificação da égua vazia e de gestações gemelares. Essa detecção é importante para que uma nova biotécnica reprodutiva seja aplicada, em casos de gestações gemelares esse diagnóstico é fundamental. Fazer esses diagnósticos, evita abortos espontâneos e reduz o número de partos prematuros, evitando a perda de um feto e prevenindo danos à saúde das éguas.
Diagnóstico gestacional precoce: Quanto mais rápido for feito o diagnóstico de gestação em equinos, melhor para o criador e para os animais. A ultrassonografia também permite identificar o número de fetos e a vitalidade dos mesmo.
O aparelho de ultrassom possui o recurso do doppler, que permite ao veterinário realizar esse diagnóstico com 19 dias após a fecundação. O sucesso desse diagnóstico precoce depende não apenas do aparelho, mas do conhecimento especializado do médico veterinário em operá-lo.
Quando usada no diagnóstico de gestação em equinos, a ultrassonografia exige um bom conhecimento de palpação retal por parte do médico veterinário, técnica que permite ao veterinário conhecer melhor o interior da égua, para que possa visualizar os aspectos das estruturas através da ultrassonografia.
É importante lembrar que, as técnicas de ultrassonografia e de palpação retal devem ser aplicadas exclusivamente por médicos veterinários especializados e com experiência em reprodução.
Por: Vitória Junqueira