Crina impecável: dicas para um melhor manejo

Os haras e criatórios de cavalos atletas e de exposições, possuem um momento especial na hora do manejo para o cuidado da crina. Além de embelezar, ela também tem a função de proteção, como o rabo.

A crina precisa ser bem cuidada, pois vai proteger o cavalo da infestação de parasitas, bactérias, ou de outras situações que podem provocar danos à saúde. Ela pode ser curta ou longa, porem o manejo precisa ser mais frequente quando longas.

Alguns cuidados com a crina

Tente desembaraçar os fios com as mãos, para facilitar esse processo divida-os em mechas (se quiser use um creme para amaciar, próprio para equinos), depois escove toda a crina, mecha por mecha.

Para isso, use uma escova adequada com cerdas moderadas e faça movimentos suaves para não causar dor, ferir ou estressar o animal. Ao desembaraçar e lavar a crina, os nós feitos pelos morcegos, retirar ciscos, carrapichos e outras impurezas acumuladas, serão desmanchados.

No caso de banho completo, a crina precisa ser cuidada primeiro para eliminar a sujeira de cima para baixo. Para cavalos atletas e de exposição, recomenda-se o uso de shampoo e condicionador próprios para equinos, pode usar também um abrilhantador de fios. É importante lembrar: compre produtos próprios para cavalos e se possível livre de aromas, para não causar nenhum incômodo ao seu animal.

Para os animais que vivem em pasto e têm crinas compridas, o proprietário pode fazer tranças para controlar o aparecimento de nós e evitar que os fios sejam arrebentados nas cercas ou vegetação, além de deixar com uma aparência muito bonita.

A crina, é como o cabelo humano, precisa de cuidados com a alimentação nutritiva do animal, para se manterem sempre com aspecto saudável, brilhante e bonito. O manejo dos cuidados com a crina, é uma ótima oportunidade para se estreitar os laços de confiança e a amizade entre o cavalo e cuidador, treinador ou proprietário.

Por: Vitória Junqueira