Cuidar da saúde bucal do seu cavalo é essencial

A odontologia equina é uma especialidade do médico veterinário, que está dentro da gastroenterologia devido a complexidade quando um problema aparece. As afecções dentárias representam cerca de 10% dos atendimentos e são os conflitos orais mais comuns nos equinos.

Os cuidados dentários influenciam diretamente na nutrição dos cavalos, pois o sistema digestório está ligado a performance do animal. Os cavalos passam mais ou menos 18 horas por dia se alimentando e o toda essa comida precisa ser bem triturado antes de chegar no trato digestivo. Por isso, existe uma relação muito grande entre a dentição e a dinâmica mastigatória, para um bom aproveitamento do alimento.

Na maioria das vezes, quando os cavalos apresentam problemas para se alimentar, seja falta de apetite ou até dificuldade para mastigar e acaba deixando o alimento cair no chão, nestes casos podem ser problemas dentários relacionados à mastigação, que podem levar à luxação da articulação têmporo mandibular (ATM), provocando dores.

O alto índice de descarte de potros durante a doma, a queda no desempenho dos cavalos atletas, casos de cólica e baixo escore corporal, são algumas das condições  relacionadas a perturbações odontológicas. Deste modo, os cuidados com a saúde bucal dos equinos são mais importantes do que pensamos.

Por: Vitória Junqueira