MV OK Palacio tem um novo proprietário nos Estados Unidos

Colaborador internacional da revista O Trotador, Jim Shanagher traz aqui um artigo extraordinário para atualizar as informações sobre o primeiro e único cavalo brasileiro a fazer carreira nas pistas americanas: MV OK Palácio.

O orgulho do criador Mario Vicensio e do mundo do Standardbred brasileiro não é mais de propriedade brasileira.

MV OK Palácio, o pequeno marchador, veio para a América há cerca de seis anos, e é o excelente exemplo de quão longe a raça criada no Brasil avançou nos últimos 10 anos.

Depois de ganhar tudo em sua categoria no Brasil, um acordo foi formado por Mário Vicensio e seu parceiro Paulinho Spina para exportar MV OK Palacio aos cuidados de Rob Harmon, que foi seu treinador e também jóquei até aqui.
Rob fez um trabalho excepcional em manter este jovem cavalo em forma e correndo o seu melhor.

Como MV OK Palacio era difícil de lidar, a decisão de castrá-lo foi tomada há poucos anos. Isto é uma prática muito comum na América. Cerca de 90% ou mais dos cavalos são castrados para aumentar suas chances de corridas bem sucedidas.

Sua carreira nas corridas não acabou mas agora ele correrá com outrao proprietário. Sua marca nos Estados Unidos é muito boa: vencendo 19 páreos, sendo 26 vezes segundo colocado e 17 vezes terceiro. Ele ganhou $170,620 por suas conexões e tem a marca de 1:52.0 em uma das vitórias no The Meadowlands.

MV OK Palacio bateu muitos cavalos mas não conseguiu bater o tempo de seu pai, OK Commander. Agora, aos 9 anos de idade, um pouco mais desgastado pelas corridas, pode ter perdido um ou dois passos, e tem competido em corridas de venda. Como os cavalos mais jovens correm em categorias que restrigem a entrada para que não sejam superados, limitando as vitórias e/ou prêmio em dinheiro ganho, MV OK Palacio conquistou seu lugar fora destas restrições ao se tornar um campeão. Agora ele deve competir em uma classe que é mais alta, ou em corridas de claiming. Em suas últimas oito corridas foi extremamente competitivo, com um preço entre $6.000 e $ 10.000. Na última terça-feira, 23, ele participou de uma destas corridas e foi adquirido por $6.000, tendo um novo proprietário.

Nunca é fácil colocar um cavalo como MV OK Palacio em uma corrida de claiming, mas corrida não é somente um evento esportivo e sim um negócio. O custo de cuidados para corer um cavalo na área de New York é por volta de $3000 a $4000 por mês. Então, para manter um negócio você deve fazer estas difíceis decisões. Se você se arrepender de sua decisão, você pode até comprá-lo de volta. Embora, muitas vezes não funcione bem se você fizer isto.

Desejo ao Mário, Paulinho e todos os outros criadores da raça no Brazil toda a fortuna e sorte na criação do próximo marchador ou trotador que invadirá os Estados Unidos para correr tão bem como MV OK Palacio. E eu sei que isto acontecerá em breve!

Jim Shanagher