Cavaleiro Igor Santana fala sobre “Superação à sombra de uma rédea”, em palestra na 6a Semana Equestre de Jundiaí

A comissão organizadora da 6a Semana Equestre de Jundiaí está finalizando a programação do evento que acontece em maio e já confirma a palestra do cavaleiro Igor Ramos Cruz de Santana, no dia 14, a partir das 18 horas, na Câmara Municipal

Cavaleiro paraequestre, Igor Santana foi convidado pelos organizadores da Semana Equestre de Jundiaí para apresentar sua palestra intitulada “Superação à sombra de uma Rédea”, mostrando sua trajetória junto ao cavalo iniciada aos quatro anos de idade através da Equoterapia até hoje, aos 24 anos, na superação de obstáculos até a estreia no âmbito do Hipismo Paraequestre na modalidade 3 Tambores. Professor de idiomas e licenciando atualmente no quarto período de Letras Inglês-Português, Igor é deficiente físico devido à uma parada cardiorrespiratória em decorrência do nascimento prematuro aos seis meses de gestação. Contudo, isso não foi fator limitante na sua vida, ao contrário, exacerbou seu interesse pelos idiomas estrangeiros e também sua paixão pelo cavalo, que o ajudou muito na consciência corporal.

“Minha facilidade com idiomas estrangeiros e também a paixão por eles, me levaram a dominar sete línguas, sendo algumas menos comuns como Russo, Árabe, Libanês de Latim. Não obstante às minhas limitações, existe um pequeno detalhe que nunca deixou de fazer parte da minha vida que é a relação de amor com a montaria e os cavalos. Foi algo que iniciou com a equoterapia, me ajudando, e hoje para mim, o ato de estar sentado em uma sela extrapola sua simplicidade, pois a partir do momento em que monto um cavalo, ele próprio se transforma na extensão corporal que, por si só, eu não possuo”, detalha o palestrante.

Foi através da Abraahce que Igor iniciou o contato com os cavalos, o que lhe proporcionou vários benefícios, dentre eles a consciência corporal. “Hoje eu consigo manobrar sozinho o animal e controlá-lo, graças a este grande desenvolvimento que tive com os cavalos desde os 4 anos, me apresentado pela Carla, na Equoterapia”.

Igor Santana

Em 2021, Igor fez sua estreia no Hipismo Paraequestre participando do 30o Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, na modalidade 3 Tambores, onde conquistou o reconhecimento de primeiro lugar no seu handicap zero, sendo o único cavaleiro classificado para esta categoria em território nacional.

Igor destaca que o cavalo é o seu sinônimo de liberdade. “Sobre uma sela não sou limitado, o que me permite expandir horizontes e uma constante superação. Claro que uma superação que foi conquistada às custas de muito trabalho e persistência como, por exemplo, o ganho de controle de tronco, equilíbrio e lateralidade. Assim sendo, fica nítido no decurso de minha trajetória, a presença do cavalo se fez constante e, espero continuar sendo”.

Atualmente Igor está planejando sua volta aos campeonatos, treinando no Haras Vale das Pedras, localizado em Itupeva.

Para os interessados em saber mais sobre esta incrível história de superação, coloque na agenda: dia 14 de maio, a partir das 18 horas, na Câmara Municipal de Jundiaí, palestra gratuita, integrando a programação da 6a Semana Equestre de Jundiaí.