Campos do Jordão sedia a partir desta quinta-feira, 10, Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga

Evento acontece de 10 a 13 de abril e reúne os melhores exemplares da raça

Antes de cruzarem a pista com elegância e conquistarem aplausos do público e prêmios dos jurados, cavalos de competição vivem uma rotina intensa e disciplinada, com treinos e alimentação regrada. São verdadeiros atletas de quatro patas. Parte desse universo poderá ser visto de perto na Exposição Estadual Mangalarga, que acontece neste final semana, no Parque Tarundu, em Campos do Jordão/SP, reunindo alguns dos melhores exemplares da raça no Brasil.

O evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) – Núcleo Vale do Paraíba vai reunir 120 cavalos Mangalarga com este “perfil de atleta”. Ao longo dos dias da exposição será possível acompanhar provas equestres para cavaleiros profissionais, amadores, mulheres e crianças, além da exposição dos animais e um leilão.

A elegância dos cavalos em pista é reflexo da disciplina do dia a dia. Segundo Jorge Pires de Campos, médico veterinário, assessor técnico e jurado da ABCCRM, esses animais seguem uma rotina comparável à de atletas profissionais. “Eles têm todo um manejo nutricional e uma dieta voltada para a condição física que são bem parecidos com o que vemos atletas fazerem. Os exercícios são pensados para o ganho de massa muscular e resistência, o que leva aos resultados em competição”, explica.

Preparação de atleta

A preparação física dos animais é dividida entre a fase de preparo muscular e treinamentos aeróbicos com esteiras, hidroesteiras (esteiras com água), piscinas e até subidas em morros – tudo para desenvolver força, definição muscular e condicionamento aeróbico e anaeróbico. “Cada plano de treino leva em conta a idade, o estado físico do animal, a fase de treinamento em que ele se encontra e o que ele vai desempenhar”, completa Jorge.

A alimentação também é uma peça-chave nesse processo. Os cavalos atletas recebem uma dieta balanceada, com rações concentradas ricas em gordura, feno de alta qualidade, alfafa (leguminosa com alto teor proteico), aveia para dar energia e diminuir o risco de cólicas, além de suplementos como creatina e aminoácidos. 

O médico veterinário e treinador de cavalos José Roberto Pires destaca que tanto o treinamento físico quanto a alimentação são totalmente personalizados para cada animal, atendendo necessidades específicas. “Alguns precisam ganhar massa, então vão comer mais, outros com uma tendência de ser mais pesados vão ter uma dieta mais restrita”. José, que também é jurado ABCCRM e assessor técnico, reforça que existe um cuidado grande com a saúde psicológica e bem-estar dos cavalos. “Eles também têm dias de descanso. Existe o momento de exercício, mas também o de relaxamento em ambiente apropriado, além de todo um trabalho para prevenir que eles tenham lesões”, afirma ele, enfatizando que há um grande número de profissionais por trás destes cuidados.

Para os dois especialistas, o grande diferencial no preparo desses campeões vai além da técnica. A rotina bem feita, com sequência e disciplina, é o que faz a diferença, juntamente com o respeito pelo bem-estar dos animais. 

A Exposição Estadual promete oferecer ao público não só uma imersão no mundo das competições, mas também uma oportunidade de entender mais sobre a dedicação por trás de cada trote. Um espetáculo que une força, beleza e muito trabalho.

Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e membro do Consórcio Aproveite Campos de Jordão, ressalta a importância de ter a Exposição Estadual Mangalarga na cidade. “É um resgate de uma vocação deixada de lado por anos. Estamos entusiasmados em reunir criadores, competidores e o público apaixonado pela raça Mangalarga neste cenário tão especial. O município está preparado para receber diversos eventos de todos os estilos e tamanhos durante o ano inteiro”, destaca.

SERVIÇO:

Exposição Estadual Mangalarga – Campos do Jordão

Data: de 10 a 13 de abril

Local: Parque Tarundu – Av. José A. Manso, 1515 – Toriba, Campos do Jordão (SP)

Ingresso: https://tarundu.com.br/ingressos/

Valor: a partir de R$ 55, crianças de 4 a 10 anos e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada, e moradores de Campos do Jordão com comprovante de residência têm entrada gratuita.

fotos: divulgação