Organizadores querem ampliar a convivência entre os participantes durante os cinco dias que compõem a final
Proprietários e seus animais se preparam para entrar em pista, desta terça, 20, a 24 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Eles vão competir em busca do Freio do Proprietário. O evento deste ano, contará, pela primeira vez, com a participação especial de três ginetes de fora do país e com uma Arena de Beach Tennis.
Este ano, a final conta com 159 participantes divididos em cinco categorias: Amador A e B, Master A e B e Feminina. Além dos competidores brasileiros, estarão em pista, Enrico Pavese, da Itália, Aurore Descombes, da França e a jovem Carlota Quevedo, do Paraguai. Enrico e Aurore vieram ao Brasil para acompanharem a Final do Freio de Ouro pelo projeto Em Busca do Cavalo Crioulo, de Fagner Almeida. A dupla foi vencedora do 1º Freio de Ouro na Europa, realizado em 2019. “São participações especiais, não concorrem a prêmios, a convite da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos”, explica Fernando Gonzales, coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário.
O Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC selecionou Fernando Harger, Gustavo Arhanitsch e Pedro da Silva Farias para julgar a Categoria Amador A. Para a Master A foram selecionados Ivens Ortigari, Rafael Fagundes Sant’anna e Termo de Oliveira Peixoto. Os jurados para a Categoria Amador B serão Luciano Camiotto, Luis Rodolfo Machado e Luiz Antero Peixoto e as categorias Master B e Feminino, ficam por conta de Amanda Azambuja, João Francisco Silveira e Rodolpho Demoliner.
Já sobre a experiência inédita de juntar o beach tennis à prova, Gonzalez observa que, após a pandemia, as pessoas demonstraram um apego maior pela convivência. “E nós, que temos cavalos e corremos por esporte, sentíamos que havia uma lacuna na nossa convivência. Fazemos a prova, voltamos para o acampamento, 92% dos participantes são urbanos, de outras áreas que não a rural, e passamos a pensar no que fazer entre a participação das provas e assistir aos amigos”, conta. Foi verificado, então, que muitos também eram adeptos ao beach tennis. “Ousamos montar uma arena, juntamente com um espaço cultural”, detalha Gonzales. Neste espaço será realizado um concurso de guasqueiros, de aperos, um espaço voltado para música e até mesmo haverá uma confraternização em que um grupo de amigos irá cozinhar para os demais. “Estamos tentando montar um modus de viver neste período da final do Freio do Proprietário”, explica o criador.
A Arena de Beach Tennis ficará disponível a todo público durante os cinco dias de evento. Quem desejar, poderá contratar aulas com Vinícius Soares de Souza, instrutor habilitado pela Confederação Brasileira de Tênis.
Confira a programação
21 de Setembro de 2022 (Quarta-feira)
7h30 às 12h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Amador A
Na sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Master A
18h às 21h – Admissão Amador B, Master B e Feminino
22 de Setembro de 2022 (Quinta-feira)
7h30 às 12h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Amador B
Na sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Master B e Feminino
23 de Setembro de 2022 (Sexta-feira)
7h30 – Mangueira 1 – Categorias Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino
14h – Campo 1 – Categorias Amador A e Master A
24 de Setembro de 2022 (Sábado)
8h – Mangueira 2 – Categorias Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino
13h30 – Bayard-Sarmento
Na sequência – Campo 2 – Amador A e Master A
17h – Inclusão de Ouro
19h – Entrega de Prêmios – Todas as categorias
Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação