As exposições do cavalo Árabe no mundo estão aquecidas, e voltaram com força total, após algumas terem sido paralisadas no auge da pandemia. No fim de semana, dias 23 e 24 de julho, aconteceram duas importantes exposições da raça, uma na Bélgica e outra na Polônia.
A primeira delas foi a Elran Arabian Cup, realizada na cidade de Bilzen, na Bélgica, que registrou a participação de 60 animais.
O Brasil teve seu lugar ao pódio, Bella Ciao HBV, foi coroada Campeã Potranca Prata. Criada por Luciano Cury, do Haras Boa Vista, a potra é o resultado da 4ª geração de animais HBV, além de ser ambos os pais criados pelo Haras, o que valoriza ainda mais a conquista.
Importante salientar a participação do juiz brasileiro Zico Guardia no quadro de juízes da exposição, o que abrilhantou ainda mais a participação brasileira no show. Juntamente a ele, estavam: Claudia Darius, Sufian Taha Alhusseini e Martine Van Hee.
Zico tem vasto currículo internacional de julgamentos, sendo sua segunda participação em exposição na Bélgica, além de já ter julgado na Austrália, Itália, Nova Zelândia entre outros.
“É sempre uma boa experiência julgar nesses shows. Na Europa o julgamento é por nota, avaliamos o animal por partes, para uma nota final, e apenas no Grande Campeonato que é de forma comparativa, foi um prazer participar da Elran Cup, agradeço aos organizadores pelo convite”, expõe Zico Guardia.
Sopot Arabian Horse Show
Sopot Arabian Horse Show foi realizada na Polônia e também teve importantes resultados para a criação nacional.
Dos dezoito campeões eleitos, oito eram descendentes de animais criados no Brasil, ou seja, quase a metade deles.
“Destaque para o Campeão Cavalo Prata, D Zeidan, que é filho de Renza El Yllan, criada pelo Haras Clio, de Limeira (SP). Os outros campeões eram descendentes dos brasileiros RFI Farid, Aryes El Ludjin e Besson Carol”, pontua Vibian.
fonte: abcca.com.br