SHP sedia seletivas para os Mundiais 2025 e 2026 no Internacional e Nacional de Adestramento

Entre 1o e 4 de maio, a Sociedade Hípica Paulista recebe um Internacional níveis 3, 2 e 1 estrelas, além de um Concurso Nacional de Adestramento.

O julgamento da série Internacional contará com Natacha Waddell, juíza 3* do Brasil, três juízes 4* (nível máximo) – Cara Whitham e Elizabeth McMullen, ambas do Canadá, e ainda o francês Bernard Maurel – ao lado do brasileiro Marcio Camargo, juiz internacional 1*, e do mexicano Omar Zayrik, juiz internacional 2*. Já na série Nacional, a paulista Lindinha Macedo é a presidente, ao lados dos juízes internacionais em sistema de rodízio, e ainda Cassia Delboni, do Rio de Janeiro.

A série Internacional 3* – com as reprises Grand Prix, Grand Prix Special e Freestyle Grand Príx – dá início às seletivas para o Mundial 2026, em Aachen, na Alemanha. Para garantir índice de técnico é preciso que os conjuntos registrem no mínimo 66% de aproveitamento em duas ocasiões em CDIs3* ou mais, com dois juízes internacionais de diferentes países e também na soma geral no Grand Prix, no período de janeiro de 2025 até a data anterior às inscrições nominativas para o Mundial 2026 (a ser divulgada pela FEI). As cinco vagas da equipe brasileira de Adestramento para o Campeonato Mundial 2026 serão preenchidas da seguinte forma: três vagas através do critério objetivo, uma vaga no critério subjetivo e um reserva desde que tenham cumpridos todo os pré-requisitos.

Ao mesmos tempo, a série Internacional também recebe a 2ª seletiva em solo nacional em busca de uma vaga Mundial de Cavalos Novos 2025 (idades de 5, 6 e 7 anos), entre 4 e 10/8, em Verden, na Alemanha. Ainda com chamada internacional tem a série 2* – reprises Inter A e Inter B – e série 1* com as reprises St Georges, Intermediate I e Freestyle Intermediate I. Enquanto na série Nacional é voltada a amadores, jovens talentos e profissionais com cavalos em formação.

Entre os inscritos na série Internacional estão Murilo Augusto com Jorge VO, Adriano Soares apresentando Jogador do Drosa, Joana Sliwik com Intef Interagro, no Internacional 3*, João Paulo Santos e Hungaro da Sasa e Diego Fernando com Motor da Sasa, na série 1*, Fabio Lombardo Junior, com Mágico Interagro, na série 2*, Fabio Lombardo também compete na séries para Cavalos Novos 5 anos, com Quehermosa do Vouga, e 7 anos, apresentando Ostrakava da Paixão.

Imprensa CBH com img: C. May