Avaliação e cuidados com potros recém-nascidos

O período normal de gestação das éguas varia de 320 a 360 dias. À medida que a égua se aproxima do parto, o úbere começa a aumentar e pode vazar pequenas quantidades de colostro, que seca nas pontas, sendo o parto, ou trabalho de parto ocorre em três fases.

A primeira fase do trabalho de parto está sob controle voluntário da égua e é caracterizada pelo reposicionamento do feto para uma posição dorso sacral e contrações uterinas iniciais. A segunda fase é o “rompimento da bolsa”, que é a ruptura da membrana corioalantóica e liberação do líquido alantóico, que deve ser concluído dentro de 20 a 40 minutos após o início do segundo estágio. E, o terceiro estágio é a expulsão do potro, definida pela expulsão “após o nascimento” ou placenta (também conhecida como membranas feto placentárias). A placenta geralmente é eliminada dentro de uma hora após a expulsão do potro.

Para arantir a melhor chance de você não perder o potro da sua égua devido a doenças neonatais, é importante ser capaz de antecipar e identificar os fatores de risco associados aos problemas mais comuns dos potros recém-nascidos. Os três problemas mais comuns do potros recém-nascido são falhas na transferência passiva da imunidade materna, sepse neonatal (infecção bacteriana generalizada) e asfixia prolongada ao nascer. Eles resultam em uma série de condições graves e muitas vezes fatais.

Como você pode saber se o potro está saudável?

Um potro recém-nascido saudável é forte, responsivo e muito ativo, uma série de coisas devem ser observadas quando você observa o recém-nascido à distância, incluindo a atitude do potro, a disposição para mamar, a consciência do ambiente, o relacionamento com a égua, a capacidade de movimentação e o padrão respiratório.

– um potro saudável deve ficar em pé dentro de 1 hora

– deve começar a amamentar dentro de 2 horas

– deve eliminar o mecônio (primeiras fezes) dentro de 3 horas após o nascimento

É aconselhável que seu veterinário faça uma avaliação de rotina do potro recém-nascido dentro de 12 a 24 horas após o nascimento. Isto deve incluir observação cuidadosa e exame físico, bem como avaliação da maturidade e transferência passiva da imunidade materna realize um teste de detecção de IGG em potros, realize a correta limpeza do coto umbilical.

Quais são alguns dos sinais de anormalidades?

Os sinais de problemas incluem não amamentar com frequência (certifique-se de verificar o úbere), salivar excessivamente, ranger os dentes ou mostrar sinais de distensão e dor abdominal (como levantar-se e abaixar-se, rolar de costas). Outros sinais incluem esforço dos membros e claudicação, valendo sempre ressaltar a importância da avaliação médica dos mesmos, pré e pós parto das éguas.

Colaboração: Thomaz Filipe Rodrigues Gonçalves, CRMV-SP 52651, fone (11) 98105-3395.