Fisioterapia crescendo muito na reabilitação em equinos

A fisioterapia na Medicina veterinária é uma área que vem crescendo dia após dia, visto que hoje em dia se preza muito pela saúde e bem estar dos animais. E é essencial para complementar o tratamento e prevenção de diversas lesões e afecções, além de trazer inúmeros benefícios, tanto para atletas quanto para pets ou animais de lazer.

A fisioterapia associada a tratamentos convencionais tem como objetivo melhor a função e aumentar a qualidade dos movimentos, da recuperação e otimizar o rendimento dos cavalos.

O processo de reabilitação consiste em passos importantes para obter resultados satisfatórios: 1. Diagnóstico correto; 2. Protocolo específico e individualizado; 3. Dedicação, comprometimento e disponibilidade.

Realizar o diagnóstico correto é essencial para que seja programado o protocolo específico e individual para aquele paciente, na condição em que se encontra. A dedicação para o tratamento daquele animal é de suma importância, seguir a riscas as recomendações de manejo diário, além do tratamento médico veterinário fisioterápico.

Dentro da fisioterapia, temos várias modalidades que consistem em uso de diferentes técnicas, exercícios, equipamentos, fontes de calor e frio, tudo isso a fim de reabilitar e tratar aquele animal como um todo, para devolver, ao máximo, suas funções.

Um dos aparelhos mais utilizados na fisioterapia veterinária é o Laser Terapêutico, que consiste em um aparelho emissor de luz laser de baixa potência, que não produzem aumento de temperatura significativo causando biomodulação no tecido em que é aplicado, estimulando a produção e liberação de colágeno e fibroblastos o que acelera a recuperação.

A Laserterapia é utilizada em casos de feridas, regeneração de tensões e ligamentos, distinções e dores musculares, inflamações, edemas, alívio de dor, tratamentos orteoarticulares e lesões periféricas.

O Campo Eletromagnético também é uma técnica muito utilizada na reabilitação dos cavalos. Os benefícios dessa terapia são: analgesia, diminuição da inflamação, recuperação óssea, auxílio na consolidação de fraturas, tratamentos de tensões e ligamentos, artrites e atrozes, problemas articulares, feridas crônicas, entre outros.

Os alongamentos, liberação miofascial e exercícios específicos também são muito importantes para a reabilitação dos equinos. São movimentos específicos, controlados em frequências e tempos corretos para cada tratamento, que devem ser realizados com cuidado e recomendação especificas para não piorar o quadro. Esses movimentos ajudam a trazer a movimentação correta, a manutenção, fortalecimento e preparo da musculatura.

A fisioterapia e reabilitação dos equinos ajuda a acelerar a recuperação e tratamento de leões, prolongar a vida útil e esportiva do animal, reduzir o tempo de afastamento dos treinos e competições, além de reduzir a perda financeira associada à interrupções do trabalho.

Sempre busque um Médico Veterinário formado e habilitado para exercer tais funções e tratar o animal corretamente.

Colaboração: Maria Júlia Giuntini, médica veterinária