João Victor Marcari Oliva: o maior vencedor do ‘Oscar’ dos Esportes no Hipismo

Com nove vitórias, o cavaleiro da modalidade Adestramento se torna o atleta do Hipismo que mais conquistou o “Prêmio Brasil Olímpico” conferido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Criador do cavalo Lusitano e de raças alemãs na Coudelaria Ilha Verde, o atleta paulista de 28 anos, desde os 17 radicado na Europa, registrou sua terceira participação Olímpica nos Jogos de Paris, a segunda seguida como único representante do Brasil no Adestramento.
A trajetória vitoriosa de João Victor no PBO começou em 2014 e se repetiu em 2015, 2016, 2017, 2018, 2021, 2022, 2023 e 2024. Em 2020, em razão da pandemia, a premiação foi cancelada. Oliva também foi indicado ao PBO em 2013 e 2012. O agora Eneacampeão superou o resultado do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, que venceu sete vezes.

OUTROS CAMPEÕES DO HIPISMO: Stephan Barcha venceu no SALTO pela segunda vez e pelo segundo ano consecutivo. O carioca de 35 anos ficou em 5º lugar individual nos Jogos de Paris, melhor resultado olímpico do país desde o ouro de Rodrigo Pessoa em Atenas 2004.

Estreando no PBO, Rafael Losano, 27 anos, há 11 radicado na Inglaterra, foi o vencedor da modalidade HIPISMO COMPLETO (EX-CCE).

SOBRE O PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO

Instituída em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a premiação é conferida anualmente aos melhores atletas do Brasil nas modalidades olímpicas e paralímpicas, entre outros.

Confederações e federações de cada modalidade indicam três candidatos ao PBO, mas a escolha dos vencedores é resultado da votação de um colégio eleitoral formado por jornalistas esportivos, dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, ex-atletas, patrocinadores e demais personalidades do esporte.

A cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico de 2024 acontece na noite de quarta-feira, 11/12, na Vivo Rio, no Rio de Janeiro.

Na foto, João Victor e Feel Good VO, nos Jogos de Paris, em clique de Luis Ruas/CBH.