Final do Freio Jovem tem início na pista do Cavalo Crioulo, em Esteio

Final do Freio Jovem reunirá 132 participantes, incluindo uma comitiva do Uruguai

A arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), está recebendo desde segunda-feira, 04, uma das modalidades de maior importância para a raça. É a final do ciclo do Freio Jovem, que, neste ano, contará com uma delegação vinda do Uruguai. Já estão inscritos 132 participantes. Além da competição que se espelha no Freio de Ouro, estão programadas atividades voltadas às famílias.

O vice-presidente de Provas Esportivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Fernando Gonzales, garante que esta final tem uma importância muito grande para a entidade. “Acreditamos que essa modalidade do Freio Jovem é a perpetuação da nossa história. Quanto mais nós atingirmos as expectativas de todos os  envolvidos, montadores e familiares, que são de total importância para a associação, acreditamos que estamos cumprindo a nossa tarefa”, explica. Gonzales complementa afirmando que é uma final em que deve ser dada uma atenção redobrada, com pequenas ações de carinho e receptividade aos familiares.

Entre as ações voltadas à comunidade crioulista, está sendo preparada uma grande confraternização na sexta-feira. No evento, amigos, familiares e ginetes participarão do lançamento de um livro de José Antônio Marques Fagundes, o Tunico, Freio de Ouro – Livro 2. Em 2022, Tunico lançou, também na ABCCC, o livro sobre os 40 anos do Freio de Ouro.

Confira a programação

Dia 6 de Novembro de 2024 (Quarta-feira)
14h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Infantil A Masculino e Infantil B Feminino

Dia 7 de Novembro de 2024 (Quinta-feira)
8h30 – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Infantil B Masculino, Juvenil A Feminino (Passando apenas 13 conjuntos do Juvenil A Feminino, duração 4 horas, término 12h30)
Sequência – Intervalo  
Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Continuação do Juvenil A Feminino e início do Juvenil A Masculino

Dia 8 de Novembro de 2024 (Sexta-feira)
8h30 – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Juvenil B Feminino e Juvenil B Masculino  
Sequência – Intervalo
Sequência – Mangueira – Todas as categorias

Dia 9 de Novembro de 2024 (Sábado)
08h30 – Bayard/Sarmento  
Sequência – Intervalo
Sequência – Bayard/Sarmento
Sequência – Prova de Campo

Foto: João Morais/Divulgação