Disputa reúne as melhores fêmeas da raça Árabe em corrida internacional em SP

Ao vencer o Grande Prêmio Paulo Jamil Saliba, a égua RG Kalifa garantiu a segunda vitória na temporada 2024 do calendário internacional de corridas do cavalo Árabe

O Jockey Club de São Paulo foi palco de mais uma emocionante disputa do Calendário Internacional de Corridas do Cavalo Árabe, com a realização do Grande Prêmio Paulo Jamil Saliba no sábado (11/05). O páreo distribuiu uma bolsa de R$ 20 mil em prêmios, reunindo oito das melhores fêmeas da raça em competição, de 3 anos ou mais, que se enfrentaram nos 1.400 metros da pista de grama.

Assim como na primeira corrida do calendário, a égua RG Kalifa, montada pelo jóquei J. Bispo, dominou a carreira desde o início. Com um desempenho impressionante, RG Kalifa cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na faixa final, registrando o tempo de 1:40.382, com mais de cinco corpos de diferença da égua segunda colocada, RG ERA, sob a montaria do jóquei W. Ariel.

Ambas as éguas, tanto a primeira quanto a segunda colocada, são de criação e propriedade de Claudio Roberto Guimarães Ribas e são treinadas por E. Petrochinsk. Completando o pódio, na terceira colocação do páreo, ficou Olympicka Rach, conduzido pelo jóquei R. Viana.

Reveja o replay do páreo a seguir:

Corridas internacionais do Cavalo Árabe

Almir Ribeiro, diretor de Corridas da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), destaca a importância do patrocínio do Sheik Mansour Festival na temporada de corridas internacionais do cavalo Árabe. De acordo com ele, estão programadas mais 22 corridas internacionais até o final de dezembro.

Dessa forma, a expectativa é que as corridas internacionais do cavalo Árabe reúnam ao longo desse período 30 animais da raça Puro Sangue Árabe, sendo os melhores exemplares da raça, tanto machos quanto fêmeas. Todas as corridas serão sediadas em Cidade Jardim.

Por fim, vale mencionar que o GP do último sábado foi uma justa e merecida homenagem ao criador Paulo Jamil Saliba, embaixador e grande responsável pelo retorno e sucesso das corridas do cavalo Árabe no Brasil. Em março de 2023, o mundo das corridas equestres se despediu de uma de suas figuras mais proeminentes, mas seu legado permanece vivo, inspirando e influenciando positivamente todos os envolvidos nesse universo.

Mais informações sobre o cavalo Árabe e futuras corridas, acesse o site www.abcca.com.br ou siga os perfis oficiais da ABCCA (@abccaarabe) nas redes sociais.

Foto: Divulgação/JCSP