Perante grande público na Cidade do México, o brasileiro Luiz Felipe de Azevedo Filho apresentando Sierra du Piedroux Z sagrou-se vice-campão do Grande Prêmio do Longines Global Champions Tour, 3ª Etapa do circuito na temporada 2024, no último domingo, 14, com 327 mil euros em jogo.
Dos 36 conjuntos, cinco habilitaram-se ao desempate e somente dois voltaram a zerar. Nicola Philippaerts garantiu sua terceira vitória em um GP do Longines Global Champions Tour, montando H&M Luna van’t Ruytershof, de 12 anos, sem faltas em 45s03. Já Luiz Felipe e Sierra du Piedroux Z, égua de apenas 10 anos, zeraram em 48s51, conquistando o importante vice-campeonato. Completou o pódio na 3ª colocação, o espanhol Eduardo Alveres Aznar apresentando Rokfeller de Pleville Bois Margot, de 19 anos, em 43s46, mas com um derrube.
“Na verdade o sabor de uma conquista como essa é indescritível. Primeiro porque o meu conjunto com a Sierra vem sendo construído passo a passo, pois ela chegou em nossa equipe Fape aos 6 anos de idade recém completos. Evoluir e acompanhar o amadurecimento de um cavalo formado em casa é muito gratificante”, comemorou Luiz Felipe.
“Aqui no México, a égua foi, sem dúvida, o cavalo de melhor rendimento entre todos. Ficamos em quarto no primeiro dia em uma prova de 1.50m, sexto no segundo dia em uma prova a 1.60m e fechamos com este incrível segundo lugar no GP. Fico até sem palavras, a égua já vem mostrando uma qualidade e regularidade rara neste nível”, acrescentou o top brasileiro, primogenito do medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo e que compete ao lado de filho Luiz Felipe Neto.
Somente em 2024, entre outras importantes classificaões, a dupla chegou em 3º no GP4* de Abu Dhabi e no GP3* Al Ain. “Outro fato que me enche de emoção e alegrai é poder desfrutar de um circuito de alto nível ao lado do meu filho. Isso é o mais gratificante”, destacou Felipinho Filho, que agora se prepara para o CSIO Gorla Minore e CSI4* Montefalco, na Itália, e o Global Champions Tour de Madrid.
“Estamos sempre na expectativa de representar o Brasil em concursos oficiais, mas sempre depende de uma convocação oficial por parte da CBH. Vamos trabalhando e tentando melhora, pois ainda temos muito a aprimorar e sabemos que isso requer foco e resiliência. Mas tenho a certeza de que sou um abençoado por ter uma Sierra em minha vida. Tenho que agradecer a minha família, a todo time Fape, ao meu sócio e criador da Sierra, C. Noirreux, e a minha equipe Monaco Aces no Global Champions Tour”, finalzou o cavaleiro.
Ao todo, o Longines Global Champions Tour, mais badalado circuito do hipismo mundial, conta com 16 etapas em 2024. A 4ª Etapa rola em Shangai na China, entre 3 e 5/5, e a 5ª em Madrid, ESpanha, de 17 a 19/5.
Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas