A Comissão do 13º Hall da Fama divulgou os nomes das cinco personalidades e dos cinco cavalos da raça mais versátil do mundo que serão eternizados pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), durante a cerimônia do 16º ABQM Awards, no próximo dia 19/2, na Casa Giardini, em São Paulo.
Na seleta lista dos grandes homenageados do ano hípico 2022-2023 estão o juiz norte-americano Bobby Seals, além dos quartistas brasileiros Carlos Alberto Deleu, Jarbas Leonel Bertolli, Jairo Martins de Oliveira e Wellington Queiroz. Já os animais (todos desaparecidos) que serão condecorados com o maior reconhecimento da ABQM são: MR PAR THREE, OLD HONDO, PRINCIPE ROJO, SALTILLO JR e ST CAJUINA.
“A nova Diretoria Executiva da ABQM exigiu que a nomeação dos homenageados fosse feita pela tradição, meritocracia e pelos relevantes serviços prestados ao cavalo Quarto de Milha. Essa é a primeira edição que escolhemos dez personalidades e animais para serem homenageados. O requisito para se tornar uma celebridade da ABQM é que a pessoa ou o cavalo tenha tido sua maior relevância ou influência, até 50 anos antes da sua indicação”, explica Marcos Sá, coordenador da Comissão do Hall da Fama.
Conheça um pouco mais do perfil de cada um dos homenageados no 13º Hall da Fama da ABQM que passam a integrar a lista dos 100 maiores nomes da raça Quarto de Milha no Brasil:
Personalidades
Bobby Seals: Bobby Seals viveu a vida montado em um cavalo. Sua paixão, habilidade e técnica eram características únicas de um campeão. Com anos de prática e experiência, se tornou um dos melhores laçadores do mundo. Ao longo dos 70 anos de vida, sempre se dedicou às pistas e a repassar os seus conhecimentos formando e treinando às futuras gerações de grandes laçadores. Em julho de 1975, já como treinador e juiz da modalidade, Seals foi responsável por introduzir o Laço no Brasil, durante o 5º Leilão Oficial da ABQM – o primeiro a ser realizado no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP).
Carlos Alberto Deleu: O paulista Carlos Alberto Deleu é uma lenda viva do Quarto de Milha. O quartista se tornou um avaliador potencial da raça, sendo reconhecido como um dos pioneiros na indústria do cavalo no Brasil. Morando há muitos anos nos EUA, Deleu enxergou um mercado forte, treinando e negociando animais para competir, e teve a oportunidade de aprender com renomados treinadores mundiais, aprimorando-se na modalidade de Rédeas. Foi um dos fundadores da Associação Nacional do Cavalos de Rédeas (ANCR), sendo seu primeiro presidente e também primeiro campeão do Potro do Futuro da ANCR.
Jarbas Leonel Bertolli: Jarbas Leonel Bertolli, porto-alegrense nascido em 1948 e formado pela Universidade de São Paulo na década de 1970, desempenhou um papel crucial na Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) ao dedicar sua vida em prol da paixão pelos cavalos. Sua trajetória com a raça de cavalos mais versátil do mundo começou na gestão de Sérgio Nouguês, em 1986, quando ingressou na ABQM. Durante seus 26 anos como superintendente-técnico do Stud Book da Associação Quartista deixou uma contribuição significativa para o cartório brasileiro da raça.
Jairo Martins de Oliveira: Jairo Martins de Oliveira foi um ícone do Quarto de Milha no Brasil e deixou um legado inestimável como o primeiro treinador de cavalos da raça no país. Nascido em 1938, Jairo dedicou sua vida ao aprimoramento das práticas equestres e à formação de talentosos cavaleiros e amazonas. Sua partida precoce em 2016, aos 78 anos, deixou seu nome marcado na história da raça e seu legado continua influenciando as novas gerações. Em 1977, durante a Expo Londrina (PR), se consagrou como o primeiro recordista brasileiro de Laço, marcando o tempo de 12 segundos. Esse feito destacou sua habilidade excepcional no esporte, se tornando também um reconhecido treinador dos esportes de velocidade da raça.
Wellington Queiroz: Um dos maiores criadores de Quarto de Milha do Brasil, Wellington Germano de Queiroz deixou um legado inestimável para a raça. O potiguar, natural de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, foi um notável investidor do mercado de cavalos e se tornou um grande ícone na criação da raça de cavalos mais versátil do mundo ao investir na melhoria do plantel nacional e priorizar a melhor seleção genética na produção de grandes campeões da raça. Proprietário do Haras Fazenda Bela, Queiroz presidiu ainda o Centro Hípico do Oeste S/A e foi um dos fundadores e presidente do Jockey Club de Sorocaba.
Cavalos
MR PAR THREE: MR PAR THREE é neto do lendário THREE BARS (TB) – Hall da Fama da AQHA de 1989, que foi produtor de grandes exemplares da raça. Foi um grande pai e avô, carregando em seu pedigree a base do plantel mundial do Quarto de Milha em três linhagens da raça: Corrida, Conformação e Trabalho. O alazão comprovou nas pistas a sua alta qualidade genética.
OLD HONDO: Descendente direto de HONDO RANCHERO (4º animal a ser registrado na ABQM) e GUTHRIEWOOD, nasceu no dia em 30 de agosto de 1973. Com uma ancestralidade que permeia sua linhagem, OLD HONDO acumulou 388 pontos nas pistas, durante sua campanha de 1981-1992. OLD HONDO se tornou um notável representante do Quarto de Milha, campeão de várias modalidades, sendo o primeiro cavalo Puro de Origem (PO) da raça castrado do país.
PRINCIPE ROJO: Filho de EL REY ROJO e LARGUITA, PRINCIPE ROJO foi um dos cavalos da raça Quarto de Milha que se tornaram célebres no Brasil, na década de 1980. Importado por Heraldo de Araújo Pessoa, foi vendido em 1970 ao agrônomo e fazendeiro Francisco Jacinto. Júnior Teixeira, de Serrinha (RN), querendo aprimorar o seu plantel, adquiriu cinco filhas e quatro netas do PRINCIPE ROJO e a partir daí, revolucionou as vaquejadas do Nordeste. Deixou um legado de 326 filhos, dentre vários campeões com destaque para: EL LAGO ROJO, NACIONAL ROJO, BIG STAR ROJO, THUNDER CHIEF, XUXA ROJO, MISS SURETHING ROJO e CINDY PRINCESS.
SALTILLO JR: Chegou ao Brasil em 26 de fevereiro de 1954. O desemabarque aconteceu na estação ferroviária da Fazenda Bartira e seguiu para a Fazenda Laranja Doce em Rancharia (SP). Ele abriu caminho para uma era de triunfos no universo do Quarto de Milha em solo brasileiro. Animais nascidos do cruzamento da sua genética se tornaram requisitados em diversas atividades esportivas.
ST CAJUINA: Filha do lendário SHADY LEO e LADY SUGAR FFA, ST CAJUINA é a reprodutora número 1 do Brasil. Mãe da premiadíssima ST TAPIOCA, também é o animal mais pontuado de todos os tempos da ABQM, com 1.443 pontos (janeiro/2024). Sua linhagem é tão forte que traz o DNA dos maiores clássicos americanos formadores da raça, como THREE BARS, LEO SUGAR BAR, KING E POCO BUENO.
Para a presidente da ABQM, este é um momento histórico da premiação que, desde 2011, homenageia e reconhece os grandes nomes do Quarto de Milha no país.
“Nesta edição, chegamos à lista dos 100 maiores nomes da raça, celebrando o legado extraordinário que cada um deixou. Como a primeira presidente mulher da Associação, é uma imensa satisfação participar desse momento único para toda a família quartista brasileira. Esse prêmio destaca não apenas personalidades notáveis, mas a grandiosidade e importância do Quarto de Milha em nosso país. Estamos celebrando não apenas pessoas e cavalos excepcionais, mas a própria essência e força da raça que tanto amamos”, conclui Mônica Ribeiro.
fonte: abqm.com.br