Parceria ABCCC com a LCA movimentou mais de mil cavalos Crioulos na região de expansão em 2023

Desde maio o Cavalo Crioulo desenvolve uma parceria com a Liga Classe A, organização criada para unir e fortalecer os competidores do laço comprido no país. Uma união firmada para fomentar e inserir ainda mais a raça nas regiões de expansão do Brasil, formada por aqueles estados fora da região Sul. Ao todo, como resultado desta aproximação, em 2023 foram realizadas 15 provas de Crioulaço em um período de oito meses nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Goiânia e Distrito Federal. Entre conjuntos que formam duplas para a modalidade, além do Laço Criador, a soma fecha em 1.036 participantes, levando visibilidade em provas inter-raças e mostrando as características da raça Crioula em ambientes cujas portas foram abertas pela LCA.

O resultado positivo, segundo o gerente de expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, não poderia ser diferente. “A Liga LCA é uma fomentadora da modalidade do Laço Comprido. Essa modalidade é a que mais movimenta cavalos no país, e a parceria vem engrandecer nosso fomento. No primeiro semestre alcançamos mais de mil conjuntos em Crioulaços onde a liga é parceira. Com certeza temos planos de andar juntos e abrir novas porteiras pelo Brasil afora.”, explica Gérson de Medeiros. 

Agora, o time de expansão planeja as estratégias para o ano de 2024 e, claro, manter o vínculo com a Liga para atingir ainda mais novos usuários. Uma visão que é também compartilhada pelo outro lado dessa união.  “Estamos orgulhosos de poder contar com a ABCCC porque ela está presente de novo no Centro-Oeste (e em outras regiões). Essa é a marca que queremos emplacar (novamente em 2024), mostrar que a Associação está junto com o esporte laço comprido brasileiro”, comenta Antônio Ademar dos Santos, precursor da Liga Classe A. Além das boas expectativas, ele conta que em retribuição à ABCCC, a LCA está construindo a “casa do Cavalo Crioulo” em Goiás, um espaço que será entregue destinado à Associação para receber criadores e interessados, apresentar animais e conhecer os admiradores da raça na região, mais um passo importante para o trabalho de expansão que vem em pleno crescimento.