Vencedora da Nacional Aberta de Rédeas despediu-se das pistas com a melhor pontuação da categoria durante a Semana do Cavalo
Foi com gostinho de despedida que o conjunto vencedor da Nacional Aberto do Rédeas de Ouro, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) celebrou seu resultado, no último dia 28, na Semana do Cavalo – Maneca Costa, em Esteio (RS). O cavaleiro Antonio Carlos Corrêa da Silva, o Alemão, retirou a sela da égua Uva Branca do Trinta e Oito, pela última vez, após receber o aplauso do público, no Arreda do Cavalo Crioulo. É que Uva Branca se aposentou das pistas com a conquista do Rédeas de Ouro.
Criada na Cabanha do 38, de Capão da Canoa, por Gabriela Richter, a égua foi treinada por Alemão e correu com ele por mais de oito anos. “Eu tinha um sentimento de obrigação de ganhar com ela porque em diversas provas ela estava pronta para ganhar e eu cometia algum tipo de erro e acabava não ganhando”, destaca. Ele também disse ter a certeza do dever cumprido porque a égua se doou o tempo todo e ele se manteve 200% concentrado. Mas, o experiente competidor também se questionou quanto ao futuro. “Será que eu encontrarei, ao longo da minha vida um animal que se doe pra mim como ela? Porque quando entra na pista ela fala “cara, eu tô aqui contigo, o que vier a gente vai derrubar hoje”, confessou. Apesar da dúvida, Alemão já prepara novos animais para as provas. Um deles foi a potra com a qual também fez pódio na Semana do Cavalo.
Na categoria Principiante Amador, a vitória ficou com Especial Marca dos Santos conduzido pela ginete Renata Harger Agustini Contezini. Já o primeiro lugar da categoria Iniciante Amador da final do Rédeas de Ouro ficou com o conjunto formado por Shana Hartmann conduzindo Zehava do Trinta e Oito. A Snaffle Bit Amador, o lugar mais alto do pódio ficou com o conjunto AFRF Noturno, montado pelo cavaleiro Antônio Formento Ramos Filho. Lindaço da Emaisa conduzido por Luana Karolina Steuck Cardoso conquistou o título na Categoria Feminino. Já na categoria Jovem 13, José Francisco Schutz Corrêa montando Xará do Trinta e Oito, conquistou o primeiro lugar. E na Nacional Amador, Luísa Jou e Olvida Marruá levaram para casa o troféu de primeiro colocado.
Na categoria Snaffle Bit Aberto, Antonio Carlos Corrêa da Silva com a novata nas pistas Dona Flor do Trinta e Oito tiveram o melhor desempenho. No Potro do Futuro Aberto, foi a vez do cavaleiro Maximiliano da Silva Conceição com Oferta da Quinta chegarem ao topo do pósio. Já o conjunto formado por José Francisco Schutz conduzindo Xará do Trinta e Oito finalizaram conquistando a maior média da Categoria Principiante Aberto.
O presidente da ABCCC, César Hax, avaliou a realização desta primeira Semana do Cavalo como tendo sido muito positiva, com a inscrição de cerca de 300 animais. “Não tenho dúvidas de que no próximo ano a gente não baixe os 400 cavalos inscritos. A prova Vaquero é um sucesso e ela deve aumentar bastante, a Doma se mantém, Um ano de Freio com certeza aumenta, La Rienda foi uma surpresa este ano. Tirando os animais da Rédeas, que a gente tem um outro projeto para ela, no qual a gente acredita muito também, então a modalidade cresce muito com o que fica aqui e a gente tem números muito bons para o ano que vem”, disse o presidente.
Os resultados completos podem ser conferidos no site da ABCCC em www.abccc.com.br.
Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação