Luis Gustavo Godinho é o campeão do GP Internacional Ford nos 88 anos do Clube Hípico de Santo Amaro

Na tarde do último domingo, 10, o GP Internacional Ford – Troféu Clube Hípico de Santo Amaro – Cel Renyldo Guimarães Ferreira, a 1.60m, encerrou o Concurso de Salto Internacional e Nacional – CSI-W2* e CSN* do 88º Aniversário da maior entidade do hipismo brasileiro, na zona sul da capital paulista. A disputa foi válida pela 8ª Etapa e penúltima do ranking brasileiro senior top 2023, seletiva da liga sul-americana para a Final da Copa do Mundo 2024 em Las Vegas (EUA) e ainda garantiu índices técnicos para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Sagrou-se campeão Luis Gustavo Godinho, 47, apresentando Cezzana JMen, égua Brasileira de Hipismo de 11 anos, único a completar os dois percursos idealizados pela course-designer internacional Erica Sportiello sem faltas, em 56s45.

Dos 21 conjuntos, os doze melhores, entre os quais cinco com somente um derrube foram para a 2ª e decisiva volta. Vale destacar que todos os conjuntos que fecharam o exigente 1º percurso com uma falta, bem como Luis Gustavo que computaram índice técnico – Minimum Elegibilty Requirement (MER) – para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

“Hoje eu acordei achando que ia ganhar, mas não sei se estava ficando louco”, brincou Godinho, que venceu o GP do CHSA pela primeira vez. “É para isso que a gente trabalha, vim aqui e executei um plano, dei meu máximo e minha égua também. Estou com ela desde os quatro anos e agora ela chegou aos 11”, contou o cavaleiro, que competiu nesse nível com a égua, pela primeira vez, no Campeonato Brasileiro Senior Top em julho. “Na hora que eu terminei e estava repetindo somente uma coisa: acredita que a hora chega. Eu tenho um planejamento que é chegar no auge em 2024. Essa vitória foi mais um passo para no ano que vem a gente atingir o máximo de rendimento”, completou o campeão.

O vice-campeonato ficou com Lucio Osório e Quastina, dupla que vem força total na temporada 2023, que fez duas faltas na 1ª passagem e zerou a 2ª no melhor tempo, 48s81. Já a 3ª colocação coube a Raphael Machado Leite que estreou com HST Charlene Império Egípcio nesse nível de competição e chegou com dois derrubes um em cada volta, em 52s98.

Com o vice-campeonato, Lucio Osório passou a liderar o ranking brasileiro Senior Top após 7 de 8 etapas, com 120 pontos, seguido de perto por Doda Miranda, 118 pontos, e Stephan Barcha, 108,5. A última etapa será no Internacional do Rio de Janeiro, entre 21 a 26/11.

Também chegaram com oito pontos na soma dos dois percursos a top carioca Stephanie Macieira com Rasputin JMen e Pedro Paulo Cordeiro com Jumanje do Cach, em 4º e 5º lugar e o 3º Sgto Thiago Rhavy de Sá e Silva montando Con Chello´s Son JMen, 12 pontos, completou o pódio na 6ª colocação.

O GP Ford CHSA distribuiu 200 mil reais em premiação e também homenageou Cel Renyldo Guimarães Ferreira, ícone do hipismo brasileiro, campeão pan-americano, cavaleiro de quatro Olimpíadas e ex-presidente do CHSA, que faleceu aos 99 anos, em 28 de abril de 2023.

A cerimônia de premiação contou com o anfitrião com Francisco Mari, presidente do CHSA, Daniel Sanches, diretor da Ford e a vereadora Janaina Lima, Thamyris Nagell, a subprefeita de Santo Amaro, Ivan Abrahão, vice-presidente, e Camila Messias diretora de Salto do CHSA e do concurso.

Campeão Luis Gustavo Godinho / Cezzana C JMen – BRA – 0/0 – 0/56s54
Vice Lucio Osório / Quastina – BRA – 8/0 – 8/46s81
3º Raphael Machado Leite / HST Charlene Império Egípcio – BRA – 4/4 – 8/52s98
4º Stephanie Macieira / Rasputin JMen II – BRA – 4/4 – 8/55s40
5º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Jumanje do Cach – BRA – 8/0 – 8/56s95
6º 3º Sgto Thiago Rhavy de Sá e Silva / Con Chello´s Son JMen – BRA – 12/50s81

Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas