Registrando recorde de inscrições (76) desde que a Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET) foi fundada, a 3ª e última etapa do CAMPEONATO PAULISTA reúne os tops da modalidade neste sábado (5/8) na Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP).
A disputa começa às 07hs e as três etapas – Ensino, Maneabilidade e Velocidade – acontecerão simultaneamente. As pistas serão abertas para reconhecimento na sexta-feira (4) às 16hs. Os 76 conjuntos em pista representam 7 raças e estarão distribuídos em dez categorias.
LUSITANOS EM DESTAQUE
Introdutor da Equitação de Trabalho no Brasil no início da década de 2000, campeão mundial individual e vice por equipe em 2002, o Puro Sangue Lusitano tem sido o protagonista na edição 2023 do Campeonato Paulista.
Nesta etapa final da disputa, com 19 conjuntos, a raça divide a liderança em número de inscritos com o Mangalarga Marchador, e marca presença em sete categorias – Amador, Aberta Amador, Cavalos Novos A, Cavalos Novos B, Mirim, Preliminar e Principal.
O Lusitano também é a única raça que já conquistou três títulos por antecipação na competição: Márcio Aparecido Almeida/Ícaro das Mangueiras (Intermediária), Aluísio Marins/UDC Hip Hop do Paraíso (Principal) e o representante do Brasil no Mundial de ET Juniores e Young Riders Gabriel Emor Tavares/ Venturoso das Mangueiras (Intermediária Amador).
Parceira da ABET, a ABPSL está premiando com medalhas os representantes da raça que se posicionam até o 3º lugar, desde que estes animais estejam registrados no Studbook.
A UNIVERSIDADE DO CAVALO se localiza na Av. Nossa Sra. dos Remédios, 529 – bairro Itinga – Sorocaba, interior paulista.
fotos: Ney Messi