ABNT apresenta novas Práticas Recomendadas para provas equestres do Quarto de Milha e transporte de equídeos

Associações já trabalham juntas, desde 2020, na normalização e regulação dos equipamentos utilizados nas competições da raça no Brasil

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou no último sábado (15), durante o 46º Campeonato Nacional promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em Araçatuba (SP), as Práticas Recomendadas PR 1008 para mais três modalidades esportivas da raça: Apartação, Ranch Sorting e Seis Balizas, além das diretrizes da ABNT PR 1017 Transporte terrestre de equídeos – Manejo para o bem-estar animal.

Desde 2020, a ABNT já elaborou as PRs de nove das 23 modalidades esportivas da raça que definem requisitos e diretrizes para a fabricação e utilização de equipamentos nas provas equestres do Quarto de Milha no Brasil.

“Já foram elaboradas as PRs de Laço Individual, Três Tambores, Vaquejada, Laço em Dupla, Rédeas, Team Penning, Apartação, Rach Sorting e Seis Balizas. Agora, vamos começar a trabalhar nas práticas do Breakaway, Western Pleasure e Working Cow Horse. Até o final do ano, devem ser concluídas todas as PRs das mais de 20 modalidades praticadas pelo QM no país”, afirma Manuel Rossitto, superintendente-geral da ABQM.

No evento, o presidente da ABNT também apresentou as diretrizes da ABNT PR 1017 para normalização de equipamentos no transporte de equídeos, com base na Resolução n. 937 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“A Prática Recomendada ABNT visa atualizar as normas de transporte animal para equídeos a fim de garantir a segurança e saúde dos cavalos durante o deslocarem para as competições, com o embarque, acomodação e desembarque dos animais. A PR é um documento normativo que difere de uma norma brasileira e não substitui as normas ou legislações vigentes”, explica Mário William Esper, presidente da ABNT.

Equitação Western

O presidente da ABNT aproveitou também a ocasião para anunciar que já instituiu uma comissão de estudo para normalizar a metodologia de ensino da equitação western da ABQM que deve colaborar com a socialização da prática dos esportes equestres da raça Quarto de Milha no país. “Vamos contribuir cada vez mais para o desenvolvimento e competitividade do setor equestre e do esporte que é tão importante para o nosso país”, garante Esper.

Em abril, a ABQM ampliou o projeto-piloto da Escola de Equitação Western com o lançamento da apostila para módulo-aluno iniciante, em Araçatuba. O objetivo é atrair e formar novos talentos para os esportes equestres do Quarto de Milha.

“Agradecemos à ABNT por mais essa parceria na normalização e regulação da metodologia de ensino da equitação Western e por compartilhar conosco a visão de promover boas práticas esportivas, além do desenvolvimento contínuo da raça Quarto de Milha no Brasil”, concluiu Caco Auricchio, presidente da ABQM.

Participaram ainda do lançamento das PRs da ABNT, o vice-presidente de Esportes da ABQM, Neto Garcia, o coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo, Luiz Henrique Barrochelo, o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Thomas Rocco, além da analista de ações sociais, culturais e educacionais da ABQM, Aline Passos, e as coordenadoras dos Centros de Equoterapia de Araçatuba e Birigui, Carolina Vicentini e Leidiane Fortuna Inada.

foto www.abqm.com.br