O último sábado, 08, foi de corridas no CT ABCCT, em Atibaia. Com uma programação de 20 páreos, os destaques do dia ficaram com os dois páreos de estreia de trotadores em pista: Sucesso Photo Xenon (Mystery Photo x Xena) foi o campeão entre os machos e BL Serpent Naja (RC Serpent x base) venceu entre as fêmeas.
Muito esperado pelos criadores e proprietários apaixonados pela raça, o Debute de Trotadores deste ano foi realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador que organizou a programação de um dia inteiro de corridas. Os dois páreos do Debute reuniram quatro machos inscritos e o de Fêmeas, três produtos, com a estreia da primeira geração do trotador francês Pim Quick em pista.
A primeira disputa do Debute aconteceu entre os machos, com vitória de Sucesso Photo Xenon, um filho do saudoso Mystery Photo em égua base, criado pelo Haras Sucesso, treinado e apresentado pelo proprietário Márcio Bigorna, com o tempo de 2:35.77. A segunda posição foi para Big Black, filho do francês Pim Quick na Photo Lira, animal de criação do haras WOS, treinado e apresentado pelo Ferrinho, de propriedade do Wandinei Saciloto. Em terceiro lugar ficou AA Photo Sefton, Mystery Photo na americana She’s All Trot, treinado e apresentado pelo Marcos Magrelo; e Elegant Majeur da Mariju, fechado trotador francês filho de Pim Quic, na Elegante Margot, ficou na quarta posição treinado e apresentado pelo jóquei Thiego Martins.
Entre as fêmeas, a grande campeã foi BL Serpent Naja, uma filha do americano RC Serpent em égua base, com a marca de 2:32.46, apresentada pelo seu proprietário e treinador Dito Lopes. A segunda posição foi para FM PQ Nica, filha do francês Pim Quick em égua base, apresentada pelo seu criador e proprietário Fabiano Miqueleto. Em terceiro lugar ficou MV Pim Polonesa, uma filha de Pim Quick na JP Yankee Poderosa, treinada e apresentada pelo Thiego Martins (Stud TMartins).
Outro páreo de destaque foi o que teve como campeão o trotador nacional Retrato NK, filho de Mystery Photo na égua Revelação. Destaque da criação nacional, Retrato bateu seu próprio recorde de pista, com a marca de 2:01.03, para comemoração dos seus proprietários Marquinhos Dahy (que é também treinador e jóquei), Alexandre e Wagner. Ele foi o único nacional e trotador do páreo, mais uma vez mostrando sua qualidade correndo com animais marchadores de categoria 1ª 10.
No Clássico de produtos fêmeas, a campeã foi PL OK Yoga (OK Commander x Yocasta), apresentada pelo treinador e jóquei Deivid Gomes. Entre os machos mais uma vitória para BF OK Newblack (OK Commander x MV Black Ninfa), apresentado pelo jóquei Thiego Martins (Stud TMartins).
O cavalo Spirit Pampa apresentado pelo seu proprietário Gabriel Roque venceu o Clássico de Mestiços do dia. Já no Clássico de Velocidade, com animais de 1ª 40/50, a égua Tanguera foi superior aos dois machos e venceu a disputa apresentada pelo seu treinador, proprietário e jóquei Kiko Gomes, finalizando a programação do dia.
O Haras Galiana também aproveitou o Debute de Trotadores para apresentar seu garanhão americano, Shake It Off Lindy e todos os presentes tiveram a oportunidade de conhece-lo e fazer fotos junto ao reprodutor.
“Realizamos mais um evento de sucesso, apesar da grande perda de um potro criação do Haras Macal em parceria com o Rancho Querência, Macal RC Ícone, que tivemos semana passada, um animal que vinha se destacando muito nos treinos em pista, mas que acabou sofrendo um acidente e veio a falecer. Todos sentiram e ressaltaram a falta do animal no Debute, mas, passada a tristeza da semana, conseguimos realizar mais um importante evento da raça, com participação da família e transmissão ao vivo para todos via facebook do Cavaleiro News e do youtube da ABCCT Trotador”, ressaltou Franquinho Dattola, presidente da ABCCT.
fotos: Susi Freitas/Revista O Trotador