Obras de cobertura da Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio/RS, estão avançadas

Desde de 28 de fevereiro de 2023 a comunidade do Cavalo Crioulo foi reverenciada com uma notícia que tanto aguardavam: a pista principal da raça Crioula, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, passaria por uma reforma completa, recebendo assim a tão sonhada cobertura. Essa conquista representa não só um marco importante para a evolução das competições, mas também representa benefícios significativos para todos os envolvidos com as mais diversas modalidades da raça. 

Em primeiro lugar, proporcionará um ambiente protegido contra as intempéries climáticas, garantindo a realização dos eventos mesmo em condições adversas. Em segundo, oferecerá maior conforto e segurança tanto para os competidores como para o público presente, criando uma atmosfera propícia, que impactará diretamente nas apresentações e nos desempenhos dos exemplares. Além disso, a estrutura proporcionará uma experiência ainda mais completa e profissional, elevando a qualidade dos eventos e reafirmando a excelência do Cavalo Crioulo. 

Com obras iniciadas oficialmente em 22 de março, a previsão de término do empreendimento está marcada para o dia 21 de agosto, momento em que a Expointer 2023 abre seus portões para todo o público. Para que isso seja alcançado, nove empresas diferentes trabalham diariamente para que a pista seja concluída no tempo pré determinado, supervisionada diretamente pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Além disso, a diretoria da associação, representada pelo Vice-presidente Administrativo e Financeiro da casa, Sr Miguel Scarpellini Campos, salienta a importância da construção e também comenta sobre as regularizações da obra. “Uma obra que vai abrir novos olhares para o nosso cavalo, pois vai elevar o grau das nossas provas a nível nacional e também internacional. Além dos benefícios, nós também nos preocupamos muito com as questões ambientais e demais regulamentações que envolvem este empreendimento. Por isso nós protocolamos junto aos órgãos responsáveis os encaminhamentos necessários para a construção de edificações em espaços públicos, aliados e adequados às novas legislações vigentes, bem como os avais administrativos dos órgãos ambientais e também os que regem o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Todas essas ações foram pensadas e realizadas pela diretoria e gerência da ABCCC para que não surgisse nenhum empecilho legal na construção da nossa nova pista, e também dos demais espaços que o Cavalo Crioulo está construindo ou revitalizando”, comentou o vice-presidente. 

Sobre novos espaços e demais revitalizações dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, o gerente geral da ABCCC, Vagner Motta Studzinski, salienta que a entidade está trabalhando em conjunto com os demais órgãos para também melhorar ainda mais a experiência do público. “Além da cobertura da pista principal, nós também nos preocupamos em cobrir a pista de aquecimento, que agora passa a ser chamada de Arena 2 do Cavalo Crioulo. Junto das arenas, outros detalhes para a realização das provas também serão revitalizados, como a mangueira do gado, brete e o cercamento da pista. Em conjunto, mais 96 cocheiras serão construídas do zero, contando também com a reforma do lavatório de cavalos, para melhor atender aqueles que fazem o manejo dos exemplares durante as provas. Para o público, serão construídos novos banheiros na àrea de camping, trazendo ainda mais conforto para nossos usuários”, finalizou Studzinski. 

A execução do projeto tem sido acompanhada de perto por uma equipe qualificada e comprometida, assegurando a qualidade e a eficiência das instalações, que é fruto do comprometimento de parcerias sólidas e que trabalham juntas para viabilizar esse importante avanço para a raça. Luis Henrique Caldeira Lang, Gerente de Patrimônio e Manutenção da ABCCC, se detém aos detalhes para garantir a melhor entrega, no tempo hábil proposto. “Trabalhamos diariamente, seja na execução ou no monitoramento, para que todo o complexo esteja preparado para receber o público. O total de construção na pista principal será de 7.950m² , com medidas oficiais de 150 por 53 metros. Já na Arena 2, 4.600m² serão erguidos em uma pista de 115 por 40 metros, adequando o espaço às medidas oficiais, onde também poderão ocorrer outros eventos do Cavalo Crioulo. Além das pistas, também fazem parte das melhorias a base e pisos novos, com cercado e iluminação que também integrarão o empreendimento.”, finalizou Henrique. 

Com isso, todos os cuidados e medidas protetivas estão sendo tomadas pela instituição, a fim de tentar estreitar ainda mais o tempo de entrega da Arena Coberta do Cavalo Crioulo. “Estamos animados com o futuro das competições e como uma pista coberta elevará o nível das provas e proporcionará uma experiência ainda mais marcante para todos os envolvidos. Em breve poderemos desfrutar desse novo espaço, celebrando o progresso e o crescimento contínuo da raça Crioula”, finalizou Miguel Scarpellini. No atual momento o telhado da pista está todo coberto, faltando agora as obras do entorno.

Parceria entre Instituição e Legislativo 

Alinhados na busca pela melhoria da infraestrutura e também na experiência do público e das empresas que utilizam o Parque durante os eventos que são realizados no mesmo, a Secretaria do Parque de Exposições Assis Brasil e o Cavalo Crioulo foram parceiros diretos para viabilizar a aprovação do projeto. Para Elizabeth Obino Cirne-Lima, subsecretária do parque, a construção é um grande avanço, não só para a raça, mas também para o parque. “Esta iniciativa está completamente alinhada com os projetos que o Governo do Estado e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SEAPI) desenharam para o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), que consiste em promover novos usos, atividades frequentes, aproveitando ainda mais todas as possibilidades de reafirmarmos a missão de promoção do agro no Parque. O PEEAB é um espaço privilegiado, charmoso, com alto potencial, que sedia um dos maiores eventos de agronegócio do planeta, mostrando ao mundo a pujança do setor, aqui representado por todos os segmentos. A ABCCC representa um destes setores que promove eventos que unem tradição, desenvolvimento humano, altas tecnologias, excelência genética e negócios. Assim, as obras de cobertura da pista irão permitir uso mais intenso e diversificado, qualificando os espaços e oferecendo mais conforto para usuários, público e ginetes, bem como maior segurança para a prática dos esportes que contam com cavalos, que são atletas de alto desempenho, com expressivo valor agregado e merecem todo este empenho”. Salientou a Subsecretária. 

Além da união dos desejos de dar ainda mais valor ao público e também aos negócios que são chancelados durante os mais diversos eventos no parque, Elizabeth também revela que foi estabelecida uma nova pasta administrativa para regularizar a construção. “Tendo em vista, o projeto de expansão do Parque como um todo, a Direção deste e os Co-Promotores já haviam criado uma Comissão de Obras, que apoia a Direção na revisão e aprovação do conceito da obra proposta. Além disso, esta Comissão orienta os proponentes a como proceder para registrar a obra e obtenção de todas as licenças. E, com isso, os parceiros caminham juntos para o sucesso das obras.