Para diretor da Trajano Silva Remates, chama a atenção o número de eventos envolvendo a raça em diversas regiões do país
A presença do Cavalo Crioulo no Brasil ganha cada vez mais espaço na maioria das regiões e na parte de comercialização o cenário é muito positivo. No Centro Oeste, assim como nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a raça já está bastante enraizada, além do Rio Grande do Sul, e se destaca pela sua adaptabilidade nas mais diferentes provas esportivas.
O leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, entende que a raça Crioula vem se capilarizando cada vez mais e já está bem solidificada nestas regiões. “O cavalo Crioulo está muito presente no país, especialmente em função do número de eventos que chama a atenção”, coloca, destacando modalidades como o Freio de Ouro, a Paleteada e, principalmente, o Tiro de Laço que, segundo ele, se desenvolveu fortemente no Brasil Central por meio dos Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs.
Silva destaca que a raça Crioula está em franca ascensão. “Acredito que dentro de pouco tempo vai estar com uma presença forte e espalhada por todo o território nacional”, afirma.
Foto: José Guilherme Martini/Divulgação