Rodrigo Pessoa e Yuri Mansur já aparecem no placar de abertura do centenário CHIO Aachen, na Alemanha

Nesta terça, 27/6, foi dada largada à modalidade Salto no CHIO Aachen 2023, na Alemanha, centenário concurso, considerado meca do hipismo mundial, que teve sua primeira edição em 1924. Na prova de abertura, Prêmio Stawag, a 1.45m, já teve Brasil no placar. Rodrigo Pessoa montando Quick Step, um hannoverano de 10 anos, garantiu o 5º posto na prova direto ao cronômetro, sem faltas, em 62s77.

Boa largada para Rodrigo Pessoa e Quick Step no CHIO Aachen 2023

Participaram da disputa 45 conjuntos top mundiais e a vitória ficou com a sueca Evelina Tovek com Cortina 212, sem faltas, em 60s26. Representando a Alemanha, Maurice Tebbel montando Quasi Top emplacou em 2º lugar e o sueco Jens Fredricson com Diarado´s Elith foi 3º, pista limpa, 61s70 e 61s91.

Yuri em ação com Dotrina

Montando a égua Doctrina, de 8 anos, Yuri Mansur garantiu 5º lugar na prova para cavalos novos Sparkassen-Youngster-Cup, a 1.45m, disputada em duas fases. Yuri e Doctrina, égua filha de Indoctro em Energia D´Alme, cruzaram a linha de chegada, sem faltas, em 36s74. A vitória foi do cavaleiro belga Gregory Wathelete com Flagship de Hus, filha de Windows v. Costervale em Fergar Mail.

Além de Quick Step, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa também compete em Aachen com Major Tom, com o qual recém integrou o Time Brasil medalha de ouro de ouro no CSIO5* La Baule e prata no CSIO5* de St Gallen, e Lord Lucio. Yuri Mansur compete com Miss Blue-Saint Farm, BH criação do Haras Rosa Mystica que também integrou o Time Brasil nas conquistas em La Baule e St Gallen, Olisco P., QH Alfons Santo Antonio e Doctrina.

Rodrigo e Quick Step

Nesta quarta-feira, 28, as principais disputas em Aachen são o Prêmio Cidade de Aachen, a 1.50m, e o Prêmio Europa Turkish Airlines , a 1.60m. Na quinta-feira, 29, os pontos altos ficam por conta do Prêmio Stawag, a 1.50m, a Copa das Nações Mercedes-Benz, a 1.60m. Na sexta-feira, 30, o destaque é o Prêmio North Rhein Westfalen, a 1.60m. Já no sábado, 1/7, a principal prova de salto é o Prêmio Alianz, a 1.55m, e finalmente no domingo, 2/7, o ponto alto fica por conta do tradicional GP Rolex, a 1.60m.

Site oficial 

Imprensa CBH; fotos: Luis Ruas