Campeonato Nacional 2023 da raça QM terá novidade e deve receber cerca de 2 mil quartistas de todo o país

Com maior integração, modalidades correlatas irão competir nos mesmos dias para incentivar intercâmbio no esporte e fomentar negócios no maior evento oficial da raça

Em 2023, o 46º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) terá uma grande novidade na programação: seis modalidades esportivas correlatas passam a disputar provas nos mesmos dias. A proposta de maior integração teve apoio da Diretoria Executiva da entidade e das Comissões de Modalidades, com o objetivo de incentivar a aproximação dos competidores e fomentar negócios durante o maior e mais aguardado evento oficial do calendário anual de esportes da raça. As mudanças foram bem recebidas pelas Comissões de Modalidades que esperam que a nova programação venha movimentar o mercado dos esportes equestres da raça e os negócios durante o Campeonato Nacional 2023. A ABQM espera receber cerca de 2 mil quartistas de norte a sul do país, de 12 a 23 de julho, em Araçatuba.

Com a nova programação, competidores de Rédeas x Working Cow Horse, Apartação x Ranch Sorting e Laço Individual x Laço em Dupla irão participar das provas esportivas nos mesmos dias, em pistas simultâneas do Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP) – um dos maiores complexos esportivos equestres do país.

“Essas modalidades têm muita sinergia entre si. No caso do Laço, por exemplo, a linhagem dos cavalos é a mesma. Com uma prova de Bezerro em uma pista e de Team Roping em outra, o mesmo animal pode se inscrever no pé, cabeça e bezerro e os competidores terão oportunidade de competir em mais de uma modalidade. Pro comércio de cavalo também é melhor para impulsionar o mercado da genética, pros competidores mais entretenimento, pros treinadores mais trabalho, e pra quem faz leilão também uma possibilidade de fomentar as vendas de animais. É um movimento que é bom pra raça, de uma maneira geral”, defende Renato Antunes, coordenador da Comissão de Laço Individual e vice-presidente da ABQM.

“A grande vantagem dessa mudança é fortalecer a relação entre os competidores que se encontram muito esporadicamente, além, é claro, da troca de experiências, já que os animais dessas modalidades têm uma correlação para o trabalho muito parecida, o que deve impulsionar o mercado de cavalos durante o evento. Acredito que esse networking e proximidade dos meios correlacionados vai ser positivo para todos nós”, afirma Anderson Bernal, coordenador da Comissão de Laço em Dupla.

“Essa aproximação fortalece as modalidades. No caso do Ranch Sorting e Apartação, ambas possuem muitas características em comum, além da linhagem dos animais, temos também fundamentos nas movimentações e competidores que participam nas duas modalidades. Será uma oportunidade única para trocarmos mais experiências, tanto no aspecto técnico como comercial”, reforça Edmundo Rodrigues Neto, coordenador da Comissão de Ranch Sorting e Team Penning.

“Acreditamos que a mudança acrescentará muito às modalidades correlatas, com a possibilidade de maior intercâmbio entre atletas e criadores das mesmas. Será uma ótima oportunidade de trazer os competidores de Ranch e Team Penning para conhecer a nossa modalidade, e vice e versa, já que no dia a dia a distância e os compromissos muitas vezes nos impedem de ir até os haras e centros de treinamentos”, explicou Patrícia Arakaki, coordenadora da Comissão de Apartação.

“Pra gente, a principal vantagem é que poderemos correr nas duas modalidades. Nós temos treinadores de Cow Horse que correm Rédeas, por exemplo, e vice-versa. Uma outra vantagem é em relação ao custo x benefício no transporte dos animais, porque agora poderemos embarcar juntos os cavalos que correm nas duas modalidades. Além disso, vamos estar mais próximos dos competidores de Laço que também podem vir pra Rédeas e Cow Horse, como já acontece nos EUA. Sem dúvidas, a ABQM vai agregar muito aos eventos oficiais da raça com essa nova programação”, afirma Nelsinho Rodrigues, coordenador da Comissão de Working Cow Horse.

“A integração das modalidades correlatas é muito importante para juntar o público, criadores e competidores incentivando e fomentando o mercado e crescimento de todas as modalidades. A prova de Working Cow Horse tem uma prova de Rédeas no seu percurso e é fascinante unir Rédeas com o boi. Essa proximidade das provas correlatas dará oportunidade para treinadores, competidores e apaixonados pelo Quarto de Milha compartilharem conhecimentos e momentos especiais durante o evento. Faremos um grande Campeonato Nacional, certamente”, reitera Chico Moura, coordenador da Comissão de Rédeas e presidente da ANCR.

Na avaliação do vice-presidente de Esportes da ABQM, a alteração tem o intuito de inovar e renovar o evento que há muitos anos já vinha no mesmo modelo de programação. O maior desafio agora será com a logística e organização para deixar tudo pronto dentro e fora das pistas, já que a mudança na programação das provas também deve favorecer um melhor equilíbrio de público nos 12 dias de evento.

“A nova dinâmica busca integrar os quartistas. Nós temos modalidades muito próximas, que conversam, têm muita afinidade entre si, mas os competidores não se encontravam. Então, vamos colocar toda essa turma junta no evento. O nosso maior desafio com essa programação diferenciada será o de montagem da estrutura operacional e logística no parque, com aumento de baias e currais para os animais, além de reforço nas nossas equipes de manejo e de preparação de pistas. A execução do projeto é totalmente viável, mas, é claro, exigirá um esforço coletivo de todos para que possamos entregar o melhor aos nossos competidores”, destaca.

O vice-presidente de Esportes também reitera que com as modalidades correlatas disputando provas nos mesmos dias, a ABQM busca promover essa maior integração dentro e também fora das pistas, possibilitando um público mais homogêneo durante todo o evento.

“Conseguiremos distribuir melhor os competidores, alternando modalidades com maior número de inscritos e outras que estão em crescimento. Toda equipe de esportes da ABQM tem se empenhado ao máximo para oferecer uma experiência única aos nossos atletas no Nacional desse ano – que será o último da atual gestão. Estamos confiantes de que a inovação trará benefícios significativos, fortalecendo ainda mais o espírito esportivo e a união entre os nossos competidores. O nosso foco é sempre melhorar e evoluir, porque o mais importante pra gente é o cavalo Quarto de Milha”, conclui Garcia.

fonte: abqm.com.br