A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador realizou no último sábado, 13, uma grande festa para apresentar os novos destaques da criação nacional
Com uma programação de 30 páreos, o Debute de Marchadores ABCCT entra para a história da raça como um dos maiores eventos já realizados. Muito esperado por todos envolvidos com o meio, o evento marca a estreia oficial dos potros em pista, e este ano foram seis debutes, divididos em três de fêmeas e três de machos. O destaque ficou com a potra WF LC Estrela (MV Lance Ideal x Hopelinea Kilowat da Mariju), apresentada pelo seu proprietário e treinador Wilson Coelho que bateu recorde em pista com o tempo de 2:08.86, para comemoração dos mineiros de Ubá, que prestigiaram a festa. O evento contou ainda com Clássicos e páreos regulares, além da apresentação do mais novo garanhão americano no Brasil, I’m a Big Deal, de propriedade dos Haras Nabas e Vicensio.
O primeiro Debute em pista foi disputado por cinco machos e teve como campeão BF OK New Black (OK Commander x MV Black Ninfa), apresentado pelo jóquei e treinador Thiego Martins (Stud TMartins), para grande comemoração do proprietário Breno Oliveira e do criador Bernardo Nalon, com 2:10.48, o menor tempo entre os machos. A segunda posição ficou com Santiago Innocently Pequeno Voador (Innocently Wild x Uada – base), apresentado pelo jóquei Goga Neves (Stud Bobera), de propriedade e criação do Haras Santiago, com 2:11.16. Em terceiro lugar ficou Santiago Innocentlu Sniper (Innocently Wild x Cumber – base), apresentado pelo jóquei e treinador Isaky, animal de criação do Haras Santiago e propriedade da Casa de Ração Imbatível, marcando 2:11.60. A quarta posição foi para OK Sequestro (OK Commander x Lunatica – base), apresentado pelo jóquei, treinador e criador Felipe Pereira, de propriedade de Benassi, com o tempo de 2:27.54. Fechando o páreo, a quinta posição foi para Innocently Voracios (Innocently Wild x Fragata – base), animal de criação o Haras Pôr do Sol e propriedade de Petronio Nilton, apresentado pelo Fabiano e treinado pelo Deivid Gomes, marcando 2:31.31.
A segunda estreia em pista foi de fêmeas, com vitória da potra RN OK Tamara (OK Commander x Tales – base), animal de criação do Haras Nabas e propriedade de Mario Giannella Filho, que foi apresentada e treinada pelo Anderson Zoio, registrando 2:14.89. Em segundo lugar ficou PL OK Penelope (OK Commander x Sisley Log Prendaly), apresentada e treinada pelo Gabriel Fontes ‘Pajé’, criação do Haras Passo Longo e propriedade do carioca Francisco Franklin, com o tempo de 2:15.34. A terceira posição foi para KW Nicoli (Kilowatt x Albion King Butler), treinada pelo Deivid Gomes e apresentada pelo jóquei Dedê, animal de criação de Edson Corradine e propriedade de Diego Cabaleiro, marcando 2:15.69. A quarta posição foi para OK Porceline (OK Commander x Curumulal – base), treinada e apresentada pelo jóquei Kabeça (Stud Perez), de criação do Stud Praia e propriedade do Marcos Felipe, com 2:17.04.
Santiago Innocently Babalu (Innocently Wild x Babalu – base) foi o campeão do 2º Debute de Machos, apresentado pelo seu proprietário Jair Monteavaro (Stud Monteavaro). Animal de criação do Haras Santiago, treinado pelo Alemão do Trote, saiu de baliza 5 e buscou a liderança logo na partida, fazendo a corrida de ponta a ponta a frente, marcando 2:13.54, para grande comemoração dos gaúchos presentes. É o segundo título de Debute conquistado pelo Stud Monteavaro. Em segundo lugar ficou MV OK Biden (OK Commander x MV KW Brahma), criado pelo Haras Vicensio e de propriedade de Reinaldo Dias Filho, apresentado e treinado por Diego Bonvechio, com o tempo de 2:14.11. A terceira posição foi para MTR KW Gabigol (Kilowatt x Log Avianca – base) treinado pelo Stud Dahy e Haras WF, apresentado por Marquinhos Dahy, animal de criação do Stud Minas Trotter e propriedade do Samuel, de Ubá, com o tempo de 2:17.47. Em quarto lugar ficou MV OK Artista (OK Commander x Artsea), apresentado e treinado pelo Adriel Calixto, criação do Haras Vicensio e de propriedade de Gustavo Grande e Adriel Calixto, marcando 2:29.09. O animal OK Talismã foi desclassificado.
O segundo Debute de Fêmeas teve como campeã a potra MTR KW Kate (Kilowatt x Art Cata – base), animal de criação do Stud Minas Trotter, de propriedade do Samuel de Ubá, que foi apresentado pelo Marquinhos Dahy, com treinamentos do Stud Dahy e Haras WF, marcando 2:17.31. As outras três potras – Rio KW Estilista (Kilowatt x Albion Spy Estilosa), MTR OK Catriny (OK Commander x Art Cata – base) e EX Woody Hill (Woodstock x Grazilea) – foram desclassificadas.
Finalizando o Debute de Machos, o terceiro páreo de disputa teve MV KW Sniper (Kilowatt x MV Shark Grey) como campeão, com o tempo de 2:11.20, animal de criação do Haras Vicensio e propriedade de Sandro Oliveira e Mário Vicensio, foi treinado e apresentado pelo jóquei Thiego Martins. A segunda posição foi para TC OK Duque (OK Commander x base), apresentado e treinado pelo jóquei Ignacio Cabrera, animal de criação do Haras TC e propriedade do Lauro, com o tempo de 2:12.83. MV OK Nebuloso (OK Commander x MV Spy Nina) ficou em terceiro lugar, apresentado pelo jóquei Marquinhos Dahy, treinado pelo Stud TMartins, de propriedade de Thiago Martins, Bila e Luis Marques, criado pelo Haras Vicensio, com 2:13.94. RL Woody Casper (Woodstock x Spy Helen Hanover), criação do Rodrigo Lopes e propriedade do Leandro, ficou na quarta posição com 2:20.63. A quinta posição foi para OK Lorival (OK Commander x 2A KW Huility), criação do Haras WOS, propriedade de Wandinei Otávio Sacilotto, treinado e apresentado pelo Ferrinho, com 2:21.50.
Levando dois Debutes de machos, o treinador Thiego Martins é um dos maiores ganhadores deste tipo de competição, com 21 títulos na carreira. Como sempre foi muito ligado à criação nacional, ele relembra seus primeiros títulos com MV Spy Reactor e MV Spy Night. “Acredito muito nos animais nacionais e para mim é muito gratificante chegar a esta marca, vendo o trabalho duro com os potros colocado em pista e apresentados tão bem. Sabemos que não é fácil chegar a tantos títulos assim, mas o resultado vem se trabalhamos sempre com muito amor e carinho com nossos futuros campeões. Tenho orgulho de analisar e ver que hoje entre os maiores nomes de cavalos nacionais no Brasil a maioria foram domados e treinados por mim, por isto a satisfação por tudo que venho conquistando”.
Fechando em grande estilo os páreos de Debutes do dia, a potra WF LC Estrela apresentada por seu treinador e jóquei Wilson Coelho, bateu recorde de Debute de Fêmeas na pista do CT ABCCT com o tempo de 2:08.86, menor marca de todas estreias. O animal é de criação do Haras WF e propriedade de Francisco Coelho e pegou a liderança de ponta a ponta. O segundo lugar ficou com PL OK Yoga (Ok Commander x Yocasta – base), animal de criação do Haras Passo Longo, apresentada pelo seu proprietário Rodrigo Gomes da Silva e treinada pelo Deivid Gomes, com o tempo de 2:10.24. Apresentada pela joqueta e proprietária Larissa Gomes – primeira mulher a fazer um Debute – a potra TR KW Ilusitada (Kilowatt x base) é de criação do Haras San Bento e treinada pelo Gustavo Viana, marcando o tempo de 2:20.21. O quarto lugar foi para FI KW Revoada (Kilowatt x Morena – base), de criação e propriedade de Felipe Mateus, que foi apresentada e treinada pelo Guilherme Bernardes, com 2:21.63.
Feliz pela conquista, Wilson ressalta que sua potra é muito mansa. “Ela é boa de largada e graças a Deus o título veio. Minha filha de 9 anos anda nela, ela é muito tranquila. Para mim é uma satisfação vir aqui com quatro animais que domei e sair com dois títulos, pois além da Estrela teve também a MTR KW Kate, do amigo Samuel, que também foi campeã”, afirmou.
Para Mário Vicensio, criador do garanhão MV Lance Ideal, ter este destaque no Debute é mais uma comprovação de que o criatório sabe o que está fazendo. “Foi um animal que eu escolhi a mãe, escolhi o pai, paguei uma boa grana pra fazer esta cobertura, trouxe a égua prenhe para o Brasil e nasceu aqui no haras. Domamos, veio com uma fúria magnífica, mas tivemos problemas e não conseguimos utilizá-lo nas corridas, então o segurei para ser nosso garanhão. Faz alguns meses tivemos uma ótima oferta, que não pude recusar, e o vendemos, mas mesmo assim reservamos o direito de usá-lo como reprodutor pois temos certeza que o cavalo vai dar muito resultado para frente, pois ele é completo, tem um sangue muito moderno, uma estrutura muito boa, foi uma aposta que fizemos e estamos aí, tendo este destaque em sua segunda geração. No Haras também já temos potrancas, filhas dele, que estamos segurando como matriz, pois acreditamos muito na sua linhagem, como avô materno”, finalizou.
Clássicos
Abrindo as disputas de Clássicos, Isis Valverde com seu proprietário Neltinho foram os campeões do Clássico de Mestiços, representando o Espaço Trotador Carioca, com grande torcida.
Já os gaúchos do Stud Ratio Perdeu venceram o Clássico de 1000 metros com a égua Morena apresentada pelo jóquei e treinador Anderson Brum.
No Clássico de Éguas a grande campeã foi a Tanguera apresentada pelo seu proprietário e treinador Kiko Gomes, seguida pela nacional Tweet Valient (Valentowner x Ain’t That Tweet).
Finalizando a programação do dia, o cavalo Abra, apresentado pelo jóquei Matheus Masculo foi o campeão do Clássico de Velocidade, seguido pelo animal Retoño.
Garanhão americano
Entre os Debutes, a ABCCT programou a apresentação do garanhão americano recém-chegado ao Brasil, I’m a Big Deal, filho dos campeões mundiais Somebeachsomewhere e Big McDeal. Segundo os proprietários, titulares do Haras Nabas e Vicensio, seu pai é detentor do recorde de maior ganhador em uma única temporada e do recorde vitalício de 21-20-1-0, tendo sido o garanhão número 1 dos Estados Unidos por muitos anos, com o registro de 1:46.4, como melhor tempo.
Já sua mãe, Big McDeal também é campeã mundial e foi uma das melhores éguas de 2 e 3 anos americanas, recordista no The Meadows em 2012, com 1:49.1
O novo garanhão americano tem o melhor tempo de 1:48.4, com vários títulos no currículo e traz genética de altíssimo nível, força, atitude e velocidade para evolução da raça no Brasil. Na apresentação chamou atenção pela beleza e forte porte que possui e muita gente quis tirar fotos com ele.
fotos: Susi Freitas/Revista O Trotador