ABQM amplia projeto-piloto das Escolas de Equitação Western e lança apostila para módulo-aluno

Centros de Equoterapia de Araçatuba, Birigui e Bauru receberão, gratuitamente, o material didático. Objetivo é atrair e formar novos talentos para os esportes equestres

O presidente da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio, o vice-presidente, Neto Garcia e o superintendente-geral da entidade, Manuel Rossitto, participaram no sábado (15), da cerimônia de ampliação do projeto-piloto das Escolas de Equitação Western, durante o 32º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha.

Na ocasião, também foi realizado o lançamento da apostila do módulo-aluno para iniciantes de equitação. O material didático será distribuído, gratuitamente, para Centros de Equoterapia de Araçatuba, Birigui e Bauru.
“Araçatuba é o laboratório dos projetos sociais da ABQM. Na primeira fase do projeto-piloto das Escolas de Equitação Western, a ABQM desenvolveu o conteúdo programático de quatro módulos para instrutores. Já na segunda fase, em parceria com profissionais de equoterapia, adaptamos as apostilas para o módulo-aluno. Agora, vamos distribuir esse material para os centros de Araçatuba e Birigui, além de ampliar o projeto-piloto para a cidade de Bauru”, afirma Manuel Rossitto, superintendente-geral da ABQM.
A coordenadora do projeto em Araçatuba explica que o material didático para o módulo-aluno foi construído por uma equipe multidisciplinar, ao longo dos últimos seis meses, e que o projeto-piloto de equitação também tem um importante cunho social.
“Eu só tenho a agradecer o apoio e a oportunidade de mais essa parceria com a ABQM, que vem nos permitindo evoluir no trabalho com o cavalo e também ampliar os projetos sociais aqui na nossa região, principalmente, para aquelas pessoas menos favorecidas. O nosso primeiro aluno social da Escola Western foi o Luiz Felipe que já tinha participado do projeto ‘Novo Tempo na Ressocialização’, e depois de aprender a andar o cavalo ao passo, hoje já está a galope. O cavalo ajuda a transformar vidas e essa é uma oportunidade de formarmos novos talentos”, garante Carolina Vicentini Verdi.
A apostila do módulo-aluno foi adaptada por profissionais do HC Centro de Equoterapia de Araçatuba e Equoterapia Cavalcare Birigui, com base no material didático desenvolvido para instrutores de Equitação. O objetivo do projeto-piloto é atrair e formar novos talentos para o mercado dos esportes equestres.
Só na raça Quarto de Milha são 22 modalidades esportivas que só em 2022, movimentaram mais de R$ 12 milhões em premiações. “Com as Escolas de Equitação Western, conseguiremos oportunizar o acesso da sociedade urbana ao cavalo, ensinando essa garotada a montar e criando um celeiro para descoberta de novos atletas do futuro da raça Quarto de Milha. Nosso desejo é que esse novo projeto-piloto desenvolvido aqui em Araçatuba, possa ser expandido para todo o país”, conclui Caco Auricchio.

Participaram da cerimônia ainda, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, Itamar Borges (MDB-SP), o secretário de Governo da Prefeitura de Araçatuba, Arnaldo Vieira Filho, o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN), Thomas Rocco e a proprietária do Equoterapia Cavalcare Birigui, Leidiane Fortuna Inada.