Está chegando a hora do FEI Endurance World Championship 2022 – Campeonato Mundial de Enduro, que estava previsto para acontecer na Itália no 2º semestre do ano passado e foi transferido para o Butheeb International Endurance Village (BIEV) nos Emirados Árabes.
Estarão a postos na 18ª edição do Mundial cerca de 125 conjuntos de 37 países que largam na corrida pelo título mundial da categoria Senior no sábado, 25/2. O Brasil será muito bem representando por André Vidiz com Visconde Endurance, Monica Graziano com Proeza do Bom Viver, Pedro Marino montando Quenia do Bom Viver e Renato Salvador conduzindo Uzes Trio. O chefe de equipe é Silvio Arroyo e Dr. Guilherme Santos, o veterinário. Felipe Morgulis não vai competir devido a uma indisposição de sua égua Saiph SBV, mas segue ajudando o time brasileiro.
Ao todo 24 países concorrem à medalha por equipes, que desde o Mundial de 2014 em Caen, na França, está nas mãos da Espanha. Assim, os espanhóis podem garantir o tetra consecutivo e estabelecer um novo recorde na modalidade. Outros países como o Brasil e França, respectivamente, prata e bronze no Mundial 2021 em Pisa na Itália, entre outros, como a Holanda, Suíça, Bahrein e os anfitriões, estão entre os fortes candidatos ao título.
A inédita medalha de prata do Brasil no Mundial de Enduro 2021 foi conquistada por Felipe de Azevedo Morgulis montando Saiph SBV, André Vidiz com Chambord Endurance e Renato Salvador com Uzes Trio e Rodrigo Barreto com Koheilan Elvira P.
Ao todo concorrem ao título individual 125 amazonas e cavaleiros nas mais diversas faixas etárias, com diferença de mais de 50 anos, como entre a estreante argentina Constaza Pachaco Dias, 18, e o veterano canadense Robert Gielen, 73, que participa de seu quarto mundial.
O local
Um bem-sucedido evento teste aconteceu dezembro de 2022 no Butheeb International Endurance Village (BIEV), em que a infraestrutura permanente e facilidades veterinárias foram aprovadas com louvor.
A trilha de 160 km será disputada em seis anéis preparados de acordo com o mais alto padrão. A infraestrutura para hidratação e controle de temperatura foram otimizadas com participação de muitos voluntários e staff especializado.
Além disso, o Comitê Organizador também implementará uma série de iniciativas sustentáveis visando estabelecer uma nova referência para futuros eventos de enduro e mostrar o compromisso dos Emirados Árabes Unidos com a inovação em ecologia sustentável.
“Estamos entusiasmados em ver tantos atletas e nações confirmados para este importante campeonato”, afirma o presidente da FEI, Ingmar De Vos. “O pensamento sustentável é absolutamente fundamental para o planejamento de eventos na atualidade e estou muito feliz que o Campeonato Mundial em Butheeb tenha como objetivo se tornar um ponto de referência para a sustentabilidade ambiental em provas de Endurance no futuro”, acrescenta o dirigente.
“Graças ao esforço conjunto do Comitê Organizador em Butheeb e da Federação Nacional Equestre dos Emirados Árabes Unidos, teremos um cenário fantástico para o nosso esporte com toda infraestrutura e requisitos necessários para garantir que nossos atletas e cavalos possam ter o melhor desempenho, com segurança e bem-estar como prioridade”, finaliza Vos.
informações CBH