Fisioterapia e reabilitação na rotina dos equinos

No decorrer dos últimos anos, o avanço das técnicas, em específico na área de reabilitação, vem proporcionando excelentes resultados dentro e fora das pistas na recuperação e prevenção de nossos equinos, sendo indicada e utilizada em quase todos os tipos de lesões, auxiliando também outras técnicas terapêuticas para aumentar significativamente o bem estar dos animais.

Crioterapia

Um fator significativo para reabilitação é a qualidade de vida dos animais no qual possui um incremento no bem estar dos mesmos, aumentando a longevidade em provas e capacidade reprodutiva. As medidas preventivas de lesões e recidivas, aumento da amplitude de movimento, auxílio na redução de processos inflamatórios, analgesia, melhora na recuperação após lesões, são alguns dos objetivos da fisioterapia equina.

Dentre algumas técnicas fisioterápicas podemos citar as seguintes:

– Laserterapia – considerada uma das principais técnicas utilizada sna recuperação de lesões e prevenção das mesmas, tem o LASER (Light Amplification by Stimulated Emission Radiation) como fonte para proporcionar efeitos como: redução de edema, redução dos processos inflamatórios, regeneração tecidual, controle da dor, entre outros.

Laserterapia

– Crioterapia – técnica mais comumente utilizada para a prevenção de lesões causadas pelo exercício. A técnica consiste em utilizar a aplicação do frio, podendo ser ele por meio de imersão do membro em água e gelo, bolsas com gelo, aparelhos específicos para promover drenagem linfática, resfriamento e criomassagem.

– Magnetoterapia – é a utilização de um Campo Eletromagnético Pulsátil, no qual tem como principais efeitos a analgesia e relaxamento muscular, atuando também em processos como artrites, artroses, desmites e tendinites, exostoses (sobreosso), fraturas, analgesia, entre outros.

Contudo, notamos que nos últimos avanços em técnicas podemos utilizar tanto para o tratamento quanto para a prevenção de lesões em nossos queridos equinos, nos quais a cada dia exigem cuidados, além da utilização das técnicas possuírem efeitos na otimização da longevidade dos nossos equinos e reprodução proporcionando o bem estar animal.

Colaboração: Thomaz F R Gonçalves, médico veterinário (11) 98105-3395 – GT Horse