Freno de Europa mostra potencial do Cavalo Crioulo durante Fieracavalli, na Itália

Segunda edição do evento foi realizada na Itália durante a Fieracavalli na cidade de Verona


Dessa vez não foi na principal pista do Cavalo Crioulo no Brasil que um “Freio de Ouro” foi realizado. Mas foi na Fieracavalli, maior feira equestre da Europa, na cidade de Verona, Itália, que a segunda edição do Freno de Europa foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de novembro, atraindo a atenção de centenas de pessoas que passaram pelo local. Pela segunda vez (a primeira foi em 2019) que o Cavalo Crioulo ultrapassou as barreiras geográficas do Brasil, atravessando o oceano e garantindo mais espaço para a raça Crioula pelo mundo. Além do Freno, na quinta-feira, 3 de novembro, foi realizado o 9º Concurso Morfológico da Europa. A programação na Itália é organizada pela Associazione Nazionale Allevatori Cavallo Criollo (ANACC).

Para avaliar a segunda passagem dos europeus na modalidade criada para fomentar e demonstrar as habilidades da raça no continente, a dupla formada por André Luiz Narciso Rosa e Fernando Gonzales, vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas e de Provas Funcionais, respectivamente, foram os responsáveis pelo julgamento dos conjuntos. Por conta da legislação europeia, o Freno de Europa conta com algumas modificações em relação à prova realizada no Brasil, incluindo quatro etapas: Morfologia, Andaduras, Figura e Volta Sobre Patas e Esbarradas.

Gonzales relata a boa impressão que o Cavalo Crioulo teve na Fieracavalli. “Uma Feira impressionante, uma das feiras mais importante da Europa, com 124 edições, 60 raças de cavalos, mais de 2,3 mil animais e o Crioulo tem o seu espaço muito bem representado. Um envolvimento em torno do Cavalo Crioulo maravilhoso, competidores da Áustria, Alemanha, Itália, Uruguai, Argentina correndo prova, fazendo prova, vibrando, os pavilhões cheios, um movimento bastante importante na morfologia. O nome Freio de Ouro é muito forte, e as pessoas perguntam como funciona e a referência é o Brasil. É a segunda edição, mas a gente sai impressionado com o movimento em torno do Cavalo Crioulo: estande sempre cheio, cocheiras sempre com muita gente visitando, todo mundo interessado em saber do Crioulo, das provas, dos animais. A ANACC faz um trabalho maravilhoso, na pessoa do presidente Vittorio Rabboni e Giuseppe Bonacina, duas pessoas que vestem a camisa do Cavalo Crioulo na Europa”, afirma Narciso Rosa.

Nas categorias profissionais, entre as fêmeas, o nome de um ginete já conhecido pela Europa e pelo Brasil ponteou a disputa. Sanducera Poral e Enrico Pavese terminam a prova e levam o Freno de Europa com a média de 15,225. Exposta por Giuseppe Bonacina e Simona Morengo, estabelecimento La Alegra El Traditional, da Itália. Enrico já esteve por duas vezes no Brasil para aprimorar seus conhecimentos da prova. Sua segunda passagem, neste ano, fez uma participação especial no Freio do Proprietário, onde ficou na primeira colocação entre os estrangeiros que realizaram a prova. Entre os machos, Las Cañas Maestro e Lucas Mut foram Freno de Oro Europa com a média de 14,900. Exposto por Jasmin Brand, estabelecimento La Presencia, da Alemanha.

Na categoria “Open”, destinada àqueles ginetes iniciantes na modalidade, Santiada Inflamado e Ginevra ficaram na frente entre as fêmeas, com a média final de 8,500. Exposta por Katharina Hemmann Josef Troll, estabelecimento Criollos Inflamado, da Alemanha. Já entre os machos, desta modalidade, La Amanecida El Monarco, conduzido por Mircea Slogan, alcançou a média de 11,425, ficando com a primeira colocação. Também foi exposto por Katharina Hemmann Josef Troll, estabelecimento Criollos Inflamado, da Alemanha.

Confira os vencedores na categoria Profissional

FÊMEAS

1º Lugar
Sanducera Poral
Ginete: Enrico Pavese
Expositor: Giuseppe Bonacina e Simona Morengo
Estabelecimento: La Alegra El Traditional
País: Itália
Média: 15,225

2º Lugar
ZM Dinamita
Ginete: Alex Lustosa
Expositor: Vittorio Rabboni
Estabelecimento: La Matilde
País: Itália
Média: 14,225

3º Lugar
Santa Ines Dandala
Ginete: Martin Gurmendez
Expositor: Vittorio Rabboni
Estabelecimento: La Matilde
País: Itália
Média: 13,925

4º Lugar
Susana Del Chamame
Ginete: Lucas Mut
Expositor: Jasmin Brand
Estabelecimento: La Presencia
País: Alemanha
Média: 13,700

MACHOS

1º Lugar
Las Cañas Maestro
Ginete: Lucas Mut
Expositor: Jasmin Brand
Estabelecimento: La Presencia
País: Alemanha
Média: 14,900

2º Lugar
VR Redomon Artesano 60
Ginete: Alex Lustosa
Expositor: Vittorio Rabboni
Estabelecimento: La Matilde
País: Itália
Média: 13,450

3º Lugar
Sin Frontera Chiripa
Ginete: Johanna Lahnsteiner
Expositor: Fam. Lahnsteiner
Estabelecimento: Criollos Sin Frontera
País: Áustria
Média: 10,825

4º Lugar
Averias Yacare
Ginete: Jessica Reinstaedler
Expositor: Jessica Reinstaedler
Estabelecimento: La Nevada
País: Alemanha
Média: 9,725

Foto: Fagner Almeida/Divulgação