Nacional de Éguas com recorde e acirradas disputas nos Clássicos de Joquetas

Com 18 páreos na programação, o Nacional de Éguas promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador foi marcado por quebra de recorde em pista e também pela participação feminina nas corridas

MV Ok Inglesa campeã Nacional de Éguas com recorde de pista

O Centro de Treinamento ABCCT, em Atibaia, sediou no último sábado, 29, um de seus importantes eventos anuais, o Nacional de Éguas. Disputado em três categorias – éguas de trote, de marcha e importadas – os páreos contaram com grande torcida.

Photo Bila campeã entre as éguas de trote

O primeiro Nacional em pista foi na categoria trote e, entre as quatro inscritas, a grande campeã foi Photo Bila (Mystery Photo em Rebeca No) apresentada pelo jóquei e treinador Pequeno. Com títulos de campeã da Copa dos Criadores e do Nacional de 3 anos dentre outras vitórias em páreos regulares, Photo Bila amplia suas conquistas para alegria do seu proprietário José Gilberto dos Santos, marcando tempo de 2:06.43.

Tanguera campeã nacional de éguas importadas

Prestigiando também as éguas importadas, a ABCCT organizou um Nacional de Éguas Importadas, com quatro inscritas. A grande campeã foi a égua Tanguera, apresentada pelo jóquei e treinador Kiko Gomes, com o tempo de 2:02.05. Fazendo dobradinha em pista, o Stud Gomes também esteve na segunda posição com a égua Breva apresentada pelo jóquei e treinador Deivid Gomes, registrando 2:03.80.

Na sequência, para finalizar os Nacionais de Éguas, uma das disputas mais esperadas do dia, entre as éguas marchadeiras. Três inscritas na categoria e a grande campeã foi MV OK Inglesa (OK Commander em Independência), apresentada pelo jóquei e treinador Thiego Martins, batendo recorde de pista com 2:02.13. Entrando para a história, a égua marcou dois recordes seguidos, o primeiro na semana passada na pista da Sociedade Paulista de Trote, com 1:59.97; e agora no CT ABCCT. A vitória também marcou o bicampeonato de Thiego no Nacional de Éguas.

Clássicos de Joquetas

Pelo segundo ano consecutivo a ABCCT promoveu uma ação para colaborar com o incentivo da prevenção no Outubro Rosa e realizou o Clássico de Joquetas. Das três inscritas no ano passado, este ano o número de participantes aumentou para oito e para prestigiar todas, foram realizados dois Clássicos exclusivos de mulheres, que chamaram a atenção pelas acirradas disputas e os tempos registrados, recebendo elogio de todos.

Sabrina Favoreto com Ginarte campeã do 1o Clássico de Joquetas

Sabrina Favoreto com o cavalo Ginarte foi a campeã do primeiro Clássico, com o tempo de 2:03.61. Aos 28 anos Sabrina disse que mexe com cavalos há 11, mas começou a correr apenas este ano representando o Stud Agro Horse. Foi uma bela corrida, onde saiu de baliza 2, mas teve uma complicação logo no começo, superada durante o percurso, buscando a ponta e chegando com a vitória.

Ariadny Paschoal com o único trotador do páreo, Retrato NK, vice campeã do Clássico de Joquetas

A segunda posição ficou com Ariadny Paschoal com o único trotador do páreo, o nacional Retrato NK, com o tempo de 2:03.89. Experiente joqueta, já com vários títulos, aos 31 anos Ariadny estreou recentemente em corridas na Argentina e elogiou todas as participantes por se inscreverem e participarem do evento.

Giulia Correa com JJ Spy Ativa, terceira colocada no 1o Clássico de Joquetas

Em terceiro lugar ficou a campeã do Clássico de Joquetas do ano passado, Giulia Correa com JJ Spy Ativa, marcando 2:04.70. Ressaltando que participou do páreo com seu animal que é de outra categoria justamente para incentivar mais mulheres a entrarem pelo trote.

Jennifer Olivera com Excel Legenda na 4a posição do 1o Clássico de Joquetas

Na 4ª posição ficou Jennifer Oliveira com Excel Legend registrando 2:08.26. Crescida no meio do trote e acompanhando por muitos anos a irmã Jéssica nas corridas, Jennifer trabalha alguns animais na praia, e foi sua estreia numa corrida oficial.

Helena Resende com Innocently Impossível campeã do 2o Clássico de Joquetas

Na sequência da programação, o 2º Clássico de Joquetas teve como campeã a jovem Helena Resende apresentando Innocently Impossível com o tempo de 2:07.73. Aos 16 anos, a joqueta campeã mexe com animais há cerca de cinco anos, já correu na rua e fez sua estreia em grande estilo nas pistas com a vitória.

Isadora Macedo com Cicatriz, vice campeã do 2o Clássico de Joquetas

Como vice campeã, Isadora Macedo com o animal Cicatriz, registrando o tempo de 2:08.69. Ela tem 20 anos, é de Bragança Paulista e corre há dois anos, também sendo sua estreia em eventos oficiais.

Ana Júlia Camargo Cardoso com Tordio ficou na terceira colocação

Ana Júlia Camargo Cardoso com o cavalo Tordio ficou em terceiro lugar, marcando 2:17.85. Aos 17 anos, ela trabalha animais há cerca de três no Stud Cardoso e foi mais uma estreante em pista. Fechando a classificação, Pérola Reis de Souza, 16 anos, ficou na quarta posição com o cavalo Leonel. Representando o Stud do Vovô, ela corre há pouco mais de um ano, sendo mais uma estreante em pista.

Pérola Reis de Souza com Leonel em quarto lugar no 2o Clássico de Joquetas

Mais clássicos

Liso com Victor campeão do Clássico de 3a Categoria

Ainda na programação do dia o Clássico de 3ª categoria teve como campeão o cavalo Liso, apresentado pelo jóquei e proprietário Victor, do Stud dos Amigos, marcando 2:02.13, com muita comemoração em pista.

Ex Dark Sea com Marcos Magrelo campeã do Clássico de Potras Fêmeas

No Clássico de Potras Fêmeas, a campeã foi EX Dark Sea, animal de propriedade do Luis Fernando Vieira, que foi apresentado pelo jóquei e treinador Marcos Magrelo, com 2:07.23

Antônio com Kiko Gomes campeão Clássico de Velocidade

Fechando a programação o cavalo Antônio apresentado pelo jóquei e treinador Kiko Gomes venceu o Clássico de Velocidade com 1:59.24.

A cobertura completa estará na próxima edição da Revista O Trotador.

fotos: Susi Freitas/Revista O Trotador