Com 18 páreos na programação, o Nacional de Éguas promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador foi marcado por quebra de recorde em pista e também pela participação feminina nas corridas
O Centro de Treinamento ABCCT, em Atibaia, sediou no último sábado, 29, um de seus importantes eventos anuais, o Nacional de Éguas. Disputado em três categorias – éguas de trote, de marcha e importadas – os páreos contaram com grande torcida.
O primeiro Nacional em pista foi na categoria trote e, entre as quatro inscritas, a grande campeã foi Photo Bila (Mystery Photo em Rebeca No) apresentada pelo jóquei e treinador Pequeno. Com títulos de campeã da Copa dos Criadores e do Nacional de 3 anos dentre outras vitórias em páreos regulares, Photo Bila amplia suas conquistas para alegria do seu proprietário José Gilberto dos Santos, marcando tempo de 2:06.43.
Prestigiando também as éguas importadas, a ABCCT organizou um Nacional de Éguas Importadas, com quatro inscritas. A grande campeã foi a égua Tanguera, apresentada pelo jóquei e treinador Kiko Gomes, com o tempo de 2:02.05. Fazendo dobradinha em pista, o Stud Gomes também esteve na segunda posição com a égua Breva apresentada pelo jóquei e treinador Deivid Gomes, registrando 2:03.80.
Na sequência, para finalizar os Nacionais de Éguas, uma das disputas mais esperadas do dia, entre as éguas marchadeiras. Três inscritas na categoria e a grande campeã foi MV OK Inglesa (OK Commander em Independência), apresentada pelo jóquei e treinador Thiego Martins, batendo recorde de pista com 2:02.13. Entrando para a história, a égua marcou dois recordes seguidos, o primeiro na semana passada na pista da Sociedade Paulista de Trote, com 1:59.97; e agora no CT ABCCT. A vitória também marcou o bicampeonato de Thiego no Nacional de Éguas.
Clássicos de Joquetas
Pelo segundo ano consecutivo a ABCCT promoveu uma ação para colaborar com o incentivo da prevenção no Outubro Rosa e realizou o Clássico de Joquetas. Das três inscritas no ano passado, este ano o número de participantes aumentou para oito e para prestigiar todas, foram realizados dois Clássicos exclusivos de mulheres, que chamaram a atenção pelas acirradas disputas e os tempos registrados, recebendo elogio de todos.
Sabrina Favoreto com o cavalo Ginarte foi a campeã do primeiro Clássico, com o tempo de 2:03.61. Aos 28 anos Sabrina disse que mexe com cavalos há 11, mas começou a correr apenas este ano representando o Stud Agro Horse. Foi uma bela corrida, onde saiu de baliza 2, mas teve uma complicação logo no começo, superada durante o percurso, buscando a ponta e chegando com a vitória.
A segunda posição ficou com Ariadny Paschoal com o único trotador do páreo, o nacional Retrato NK, com o tempo de 2:03.89. Experiente joqueta, já com vários títulos, aos 31 anos Ariadny estreou recentemente em corridas na Argentina e elogiou todas as participantes por se inscreverem e participarem do evento.
Em terceiro lugar ficou a campeã do Clássico de Joquetas do ano passado, Giulia Correa com JJ Spy Ativa, marcando 2:04.70. Ressaltando que participou do páreo com seu animal que é de outra categoria justamente para incentivar mais mulheres a entrarem pelo trote.
Na 4ª posição ficou Jennifer Oliveira com Excel Legend registrando 2:08.26. Crescida no meio do trote e acompanhando por muitos anos a irmã Jéssica nas corridas, Jennifer trabalha alguns animais na praia, e foi sua estreia numa corrida oficial.
Na sequência da programação, o 2º Clássico de Joquetas teve como campeã a jovem Helena Resende apresentando Innocently Impossível com o tempo de 2:07.73. Aos 16 anos, a joqueta campeã mexe com animais há cerca de cinco anos, já correu na rua e fez sua estreia em grande estilo nas pistas com a vitória.
Como vice campeã, Isadora Macedo com o animal Cicatriz, registrando o tempo de 2:08.69. Ela tem 20 anos, é de Bragança Paulista e corre há dois anos, também sendo sua estreia em eventos oficiais.
Ana Júlia Camargo Cardoso com o cavalo Tordio ficou em terceiro lugar, marcando 2:17.85. Aos 17 anos, ela trabalha animais há cerca de três no Stud Cardoso e foi mais uma estreante em pista. Fechando a classificação, Pérola Reis de Souza, 16 anos, ficou na quarta posição com o cavalo Leonel. Representando o Stud do Vovô, ela corre há pouco mais de um ano, sendo mais uma estreante em pista.
Mais clássicos
Ainda na programação do dia o Clássico de 3ª categoria teve como campeão o cavalo Liso, apresentado pelo jóquei e proprietário Victor, do Stud dos Amigos, marcando 2:02.13, com muita comemoração em pista.
No Clássico de Potras Fêmeas, a campeã foi EX Dark Sea, animal de propriedade do Luis Fernando Vieira, que foi apresentado pelo jóquei e treinador Marcos Magrelo, com 2:07.23
Fechando a programação o cavalo Antônio apresentado pelo jóquei e treinador Kiko Gomes venceu o Clássico de Velocidade com 1:59.24.
A cobertura completa estará na próxima edição da Revista O Trotador.
fotos: Susi Freitas/Revista O Trotador