A difícil e acirrada disputa na categoria Young Riders (16 a 21 anos) fechou o Campeonato Sul-americano da Juventude – FEI South American Championship 2022 – nas fantásticas instalações do Haras Santa Maria del Mar, em Mar del Plata, Argentina, no último sábado, 22. O paulista Eduardo Mattar levou Galiano des Fourches ao vice-campeonato totalizando 21,03 pontos perdidos (pp), com o 2º lugar na primeira prova (caça) – 1,03 pp, 12 na soma dos dois percursos da final por equipes e dois derrubes no 1º percurso e pista limpa no 2º percurso na grande final.
Também pelas cores do Brasil, Leandro José Abrahão, amazonense recém chegado da Europa, com Bella des Causses conquistou bronze, 26,45 pp. Em placar apertado, 20,60 pp, o ouro ficou com o chileno Benjamin Fuente Alba Vignola monando Dileme D´Ermont.
A amazona brasileira Lis de Paula Lacerda apresentando Gody Cooper, integrante da equipe medalha de ouro do Brasil ao lado de Eduardo e Leandro fechou a competição em 6º lugar, entre um total de 15 participantes.
“Agradeço à equipe, meu professor Fernando (Assis Costa), meu pai e minha mãe, obrigado por todo apoio e é muito bom estar aqui em 2º lugar”, garantiu Eduardo, um dos grandes destaques da categoria Under 25 (16 a 25 anos) na temporada 2023, categoria que a partir do Sul-americano do ano que vai substitui a categoria Young Riders (16 a 21 anos).
Leandro também fez os devidos agradecimentos no pódio: “agradeço a toda a equipe, tratador, minha égua, veterinário, meu pai que está aqui, meus avós, a toda a família.”
Resultados
Ouro – Benjamin Fuente-Alba Vignola / Dileme D´Ermont – CHI – 20,60 pp
Prata – Eduardo Sennatti Mattar / Galiano des Fourches – BRA – 21,03 pp
Bronze – Leandro José Abrahão / Bella des Causses – BRA – 26,45 pp/
Rumo ao Sul-americano 2023
Agora as expectativas já estão voltadas para o Sul-americano da Juventude 2023 que tem data e local marcados: 3 a 8 de outubro na Sociedade Hípica Porto Alegrense. No decorrer das premiações no Haras Mar del Plata, Fernando Sperb, presidente da CBH, também veio a público para agradecer os anfitriões e convidou a todos para o Sul-americano 2023 no Brasil. “A recepção e a organização estavam impecáveis e estrutura no Haras espetacular. Em nome da CBH, agradeço ao presidente da Federação Argentina Marcelo Brandolino e também ao nosso anfitrião Agustin Galli (gerente do Haras Santa Maria del Mar)”, destacou Sperb.
Imprensa CBH com imagens: 2Clac