Com trabalho inédito da diretoria, Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha reverte 100% do valor das inscrições em prêmios e coloca 5,5 milhões de reais em disputa nas provas
O presidente da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio, o vice-presidente da ABQM, Jonatas Dantas, e o presidente da ANCR e coordenador da modalidade rédeas, Chico Moura, comandaram uma Live para anúncio da premiação recorde para 43º Potro do Futuro, 15ª Copa dos Campeões e 8º Derby da raça Quarto de Milha. O anúncio especial contou com apresentação de Rafael Vilella e participação online do vice-presidente da ABQM, Neto Garcia, do presidente da ANLI, Fabio Parisi, do coordenador da comissão da modalidade de Ranch Sorting, Bruno Sagrise e alguns dos últimos campeões do Potro do Futuro 2021: Décio Talon, Kenny Cunha, Rafael Paoliello e Henrique Ribeiro.
Os eventos começam nesta quarta-feira, 12 e prosseguem até o dia 23 de outubro, em Araçatuba, e o presidente da ABQM Caco Auricchio reforçou a característica única do Potro do Futuro ao anunciar a premiação recorde de R$ 5,5 milhões.
“O Potro do Futuro é uma prova diferente de todas as outras porque é uma chance única de animais se destacarem na prova. Essa competição tem um caráter especial e os competidores se preparam com carinho e dedicação extra porque sabem que tem uma oportunidade só. E exatamente por essa característica particular que a diretoria da ABQM fez esse esforço que parecia impossível e está revertendo 100% do valor das inscrições, além da premiação garantida, e chegamos a R$ 5,5 milhões de reais em disputa”, anunciou Caco Auricchio.
A Live, transmitida pelo Canal oficial da ABQM no Youtube, pela TV Vaquejada e pela I Prime TV, teve audiência de aproximadamente 10 mil pessoas e o presidente da ABQM também reforçou que este trabalho de valorização da raça, criadores e competidores tem que ser contínuo e que existem muitas pessoas atuando nos bastidores para atingir esses objetivos.
“Tem muita gente que vive a ABQM, mas não conhece os números da Associação. Temos 660.913 cavalos registrados, mais de 127 mil proprietários e quase 43 mil sócios. Internamente, a diretoria é composta por 15 pessoas, todos voluntários, o conselho de administração tem 45 pessoas, contamos com cerca de 70 colaboradores diretos na Associação, além das pessoas jurídicas envolvidas, 100 pessoas atuando nos núcleos e associações e 300 promotores de provas. As comissões de modalidades contam com 80 participantes, a comissão de jurados 85 e temos 300 inspetores. O universo da governança da ABQM soma cerca de 930 pessoas. Quase mil pessoas atuando em prol da raça Quarto de Milha”, valoriza Caco.
Esse universo destacado pelo presidente da ABQM se reflete também na organização de novas provas e geração de empregos.
“O trabalho da ABQM valoriza o cavalo. Esta diretoria tem uma visão direcionada ao cavalo, ao criador. Não é um trabalho exclusivo desta gestão, isso já vem avançando nos últimos anos, mas é reforçada pelos nomes que estão à frente da Associação hoje. E é um trabalho que pode mudar a história do cavalo e gerar cada vez mais oportunidades”, conta Jonatas Dantas.
O trabalho que vem sendo feito dentro do território nacional também se reflete no sucesso internacional.
“Hoje temos muitos treinadores no exterior, vencendo nos Estados Unidos. O nosso sol a sol é de segunda a segunda e por isso que hoje o agro é tão importante. Não temos folga e fazemos esse trabalho com paixão e consciência”, reforçou Chico Moura.
Neto Garcia, vice-presidente de esportes da ABQM, também destacou que o trabalho de valorização feito pelos profissionais da ABQM reflete em maior dedicação dos competidores e criadores.
“A gente vê o retorno direto na dedicação dos competidores. A cada prova temos recordes sendo quebrados e um número maior de inscritos e interessados. Os leilões de animais também crescem a cada edição. E isso tudo está ligado diretamente a esse retorno que vem das pistas”, explica Neto Garcia.
A Live também contou com momentos de emoção, com a participação de quatro campeões da última edição do Potro do Futuro, que falaram bastante sobre a importância da prova e a valorização da premiação, e terminou com o presidente da ABQM falando mais sobre o universo da associação e do mundo do cavalo.
“É uma raça extraordinária, a mais versátil no universo do cavalo, e as pessoas que vivem este mundo compõem uma família fantástica, que é muito bem representada em todas as modalidades e no dia a dia no campo. Eu me sinto honrado por fazer parte desta história ao lado de pessoas tão especiais e deixo uma mensagem de esperança e confiança, de que dias ainda melhores virão e que todos que apostarem no cavalo sairão vencedores”, finaliza Caco Auricchio, presidente da ABQM.