Brasileiros rumo ao GP Nacional de Adultos na Argentina

Hipódromo Municipal de Navarro sedia nos dias 15 e 16 o Gran Premio Nacional de Adultos 2022 e a participação brasileira sempre é destaque, com jóqueis e proprietários de animais na importante disputa

Bramido, campeão nacional 2020 e vice 2021, será apresentado pelo seu proprietário Du Fenômeno

Quando o assunto é trote, o intercâmbio Brasil Argentina sempre é muito grande e, no próximo final de semana acontece o Gran Premio Nacional de Adultos que irá movimentar o Hipódromo Municipal de Navarro. Todos os anos o país vizinho é o destino de muitos brasileiros no mês de outubro, justamente para conferir e participar deste que é um dos principais eventos do American Trotter argentino. Dos 36 animais inscritos, sete são de propriedade de brasileiros, sendo que existe ainda mais um que está na suplência aguardando para participar do evento. Também são quatro jóqueis brasileiros na disputa, que terá classificatórias no sábado, 15 e a final no domingo, 16, para definição do grande campeão. Nos últimos dias os profissionais locais estão embarcando para a Argentina e até a próxima semana, o movimento deve aumentar ainda mais.

Proprietário do cavalo Ch L Bramido, campeão nacional 2020 e um dos cabeças de chave das séries classificatórias, Eduardo Magrine “Du Fenômeno” embarcou na noite da última quinta-feira rumo a Buenos Aires junto aos parceiros Rogério e Matheus Masculo, além de outros amigos. É o terceiro nacional que Bramido disputa e, pela primeira vez, terá como jóquei seu proprietário Du Fenômeno.

“Eu mesmo que vou tocar o Bramido no Nacional. Em 2020, quando ele foi campeão, era para eu ter ido, mas devido à pandemia, não foi possível ir para a Argentina, então tive que acompanhar tudo pela transmissão ao vivo. Agora estou indo com o Porquinho e Matheuzinho que vão me ajudar na preparação do animal. Também comprei outro cavalo esta semana que estará na disputa, o Elaine S Viterbo, que está sendo treinado pelo Stud La Herreria, do Maximiliano Davin, e a expectativa é termos grandes disputas neste Nacional”, disse Fenômeno.

Brasileiros no embarque para a Argentina na última quinta-feira: Matheus, Du, Porquinho e Chaolin

Quando questionado sobre o Bramido, Du ressaltou que “o cavalo está muito bem, sendo um dos favoritos ao título”. Os outros cabeças de chave nas séries classificatórias são: Ch A Safiro, atual campeão nacional; G A Baltazar; e G I Sorpresiva.

Mais jóqueis brasileiros

Com experiência de várias corridas na Argentina, incluindo outros nacionais, o jóquei Rodrigo Gomes Silva também estará na disputa este ano apresentando o animal Gora Look Ikahue, de sua propriedade em sociedade com os amigos Lauro e André. Ele esteve na Argentina há duas semanas, onde já correu o animal e venceu no Hipódromo de Chivilcoy com o ótimo tempo de 1:55.84.

Rodrigo Gomes e Gora Look Ikahue

“Acabamos comprando este cavalo de última hora justamente para poder participar do Nacional. Ele vinha de umas carreiras que não estava figurando muito, acabamos comprando, fui para lá, conseguimos mudar algumas coisas e o cavalo respondeu muito bem, fazendo este ótimo tempo semana retrasada. Semana passada ele também correu ficando em segundo; e esta semana possivelmente vamos descansá-lo para o Nacional. Nossa expectativa é até boa para semana que vem, sabemos que ganhar é muito difícil, pois estaremos entre os tops lá, mas com certeza iremos nos divertir bastante, se Deus quiser!”, afirmou Rodrigo que embarca dia 13 para a Argentina.

Lucas Barboza estreia no Nacional com Sisley Look Americo

Proprietário do animal Sisley Look Americo, o jovem Lucas Barboza estreará no Nacional como jóquei, apesar de já ter várias corridas argentinas, duas delas com vitórias no currículo. “Minha expectativa é realizar o meu maior sonho de correr um Nacional de Adultos na Argentina e e estar entre os melhores cavalos e jóqueis do país. Para isto vim para a Argentina no dia 1º e estou me preparando. Com este cavalo a minha primeira corrida vai ser domingo agora, que usaremos como treino para o Nacional”.

G L Sarim está como suplente, se entrar será apresentado pelo seu proprietário Rodrigo Santos

Com o animal Gora Look Sarim como suplente na competição, o brasileiro Rodrigo Santos está no aguardo ansioso esta semana para saber se entra ou não na disputa do Nacional. “Ele é um cavalo que comprei agora, veio de segunda categoria e subiu agora para primeira, treinado por Hernan Von Sheidt. Ele vem me surpreendendo a cada corrida, ganhando de animais, mas pelo seu handcap ainda está como suplente por ter muitos cavalos inscritos, mas tenho fé que conseguiremos entrar e, se isto acontecer, eu que vou apresentá-lo com expectativa de que corra bem!”

Animais de brasileiros

Gora Look Novel dos brasileiros Davi Santos e Renan Bispo

Com vários títulos no currículo, Gora Look Novel é outro animal na disputa, de propriedade dos brasileiros Davi Santos e Renan Bispo, que já está na Argentina há alguns dias junto ao amigo Marquinhos Dahy. O cavalo é campeão da Copa dos Criadores 2 anos, finalista de todos os nacionais que participou, recordista de 3 anos, campeão Clássico Stud Haras Balmorada em Navarro, dentre outras conquistas.

Renan e Marquinhos Dahy já na Argentina

“O cavalo está bem e em evolução sob comando de tratamento do mágico Daniel Brandalise e agora chegando reforço do Brasil com o médico veterinário Rodrigo Pariz e o jóquei e treinador Marquinhos Dahy em nossa equipe do Stud El Cazador, aqui na Argentina. Estamos muito otimistas e tenho certeza de que o cavalo tem grandes chances de fazer uma bela corrida, tanto na classificatória como na final”, disse Renan.

F L Oriente dos brasileiros Bigode, Toninho, Carlão e Diego

Ganhador da Copa Challenger Milla de Oro, Fich Lookout Oriente também tem como proprietários os brasileiros Bigode, Toninho, Carlão e Diego. Treinado pelo Agustin Davin, o animal fica no Stud La Herreria e, para seus proprietários “as expectativas são de se classificar e, se Deus quiser, trazer o troféu para o Brasil”, afirmou Bigode.

G L Secretário de propriedade do Haras Martins

E para finalizar a participação de brasileiros no Nacional, o cavalo Gora Look Secretário é de propriedade do gaúcho Haras Martins sendo treinado por Juani Davin e será apresentado pelo jóquei Noel Davin.

Acompanharemos tudo que acontecerá por lá e nossos amigos que já estão na Argentina estarão nos enviando resultados e fotos para publicarmos em nossas redes sociais. Siga nosso instagram @cavaleironews

Transmissão ao vivo youtube do Multimedios en Acción

fotos arquivo pessoal enviadas pelos proprietários dos animais