O último sábado, 17, foi de corridas no Hipódromo de Viracopos, com a grande final da Copa do Brasil 2022 apresentando acirradas disputas em pista.
Um grande público prestigiou a etapa final da Copa do Brasil 2022, evento realizado pelos Amigos do Trote, no Hipódromo de Viracopos. Cariocas e argentinos marcaram forte presença, além de ampla participação de apaixonados pelo trote de diversas cidades país afora. A programação de sábado reuniu 24 páreos, de 1ª e 2ª categorias, além das grandes finais e consolos da Copa.
A primeira das principais disputas do dia foi o Consolo da Copa do Brasil Júnior 3 anos, com vitória do cavalo Santiago apresentado pelo jóquei José Diniz marcando 1:59.33. A segunda posição foi para Esperanzada com o jóquei Kiko Gomes que registrou o tempo de 2:00.34.
Na sequência foi a vez da Copa do Brasil Júnior 2 anos, que teve vitória do cavalo Vírus apresentada pelo gaúcho Wagner, representando a Pista Prado de NH, com o tempo de 1:59.40. Em segundo ficou o cavalo Batman, com o jóquei e proprietário Chaves, marcando 2:03.88.
Entre os cavalos Trotadores a Copa do Brasil foi para o nacional Retrato NK, um filho de Mystery Photo em égua Revelação, de criação do jóquei e treinador Marquinhos Dahy. Com o tempo de 1:59.67, o animal chegou bem a frente dos outros concorrentes, confirmando ser um dos destaques da criação nacional na categoria trotadores. A segunda posição foi para Manto, com Diego Bonvechio, marcando 2:05.27.
Com três inscritas a Taça do Brasil categoria Éguas foi para Tweet Valent, animal de propriedade do Sandro Alessandroni, apresentada pelo treinador e jóquei Thiego Martins com o tempo de 1:59.90. Em segundo lugar fiou MV Black Fast com o jóquei Jhou marcando 2:00.37.
A Copa do Brasil categoria Éguas de Trote foi para Isla, apresentada pelo seu proprietário Rodrigo Silva, marcando o tempo de 2:00.27. A segunda posição foi para Amatista com jóquei e treinador Diogo Bonvechio com o tempo de 2:00.27.
Na sequência o páreo foi de Consolo da Copa do Brasil categoria Cavalos e o campeão foi o único nacional na disputa, HP KW Indomito, filho de Kilowatt em égua base, de criação do veterinário, proprietário e jóquei Bruno Perez. Marcando 1:55.12, o campeão fez o menor tempo do dia, superando até mesmo o campeão da Copa e registrando o novo recorde da pista entre animais nacionais. Na segunda posição, o cavalo Incauto apresentado pelo jóquei e treinador Thiego Martins, chegou bem próximo, com uma bela disputa final, marcando 1:55.31.
O Consolo da Copa do Brasil categoria Éguas foi para a Village apresentada pelo jóquei Erick Brinner, com a marca de 1:56.16, tempo também menor do que a final da Copa. Em segundo lugar ficou Milagrosa, com o jóquei e treinador Zelo marcando 1:58.53.
A Taça do Brasil categoria Éguas de Trote contou com cinco inscritas e a Celebridade – filha de Mystery Photo – apresentada pelo treinador e jóquei Bruno Rodrigues venceu a disputa com o tempo de 2:02.84. Na segunda posição ficou ADB Thunder Dominadora, com o jóquei Marquinhos Dahy fazendo o tempo de 2:03.73.
A final da Copa do Brasil entre os cavalos teve como campeão do animal Abra, de propriedade do carioca Sérgio que foi apresentado pelo jóquei Matheus Masculo, com o tempo de 1:55.24. Em segundo lugar ficou o cavalo Australiano com o jóquei Ignacio Cabrera marcado 1:55.76.
Penúltimo páreo do dia, a Copa do Brasil Júnior 3 anos foi para o cavalo Yerard apresentado pelo jóquei Nathan Torres, com o tempo de 1:58.32. Na segunda posição ficou a égua Genuína com o jóquei e proprietário Graziano registrando 1:59.46.
Para finalizar a programação do dia, a final da Copa do Brasil categoria Éguas teve como campeã a Serena apresentada pelo jóquei e proprietário Felipe Bach, com o tempo de 1:56.60. Em segundo lugar ficou Aldana com o jóquei Baby, de Ribeirão Preto, marcando 1:56.97.
fotos: Susi Freitas/Revista O Trotador