Distrito Federal sedia com sucesso o Brasileiro de Enduro Equestre com atletas monitorados por GPS

O 31º Campeonato Brasileiro de Enduro, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, agitou as trilhas do Distrito Federal, com largada no Brasília Country Club e passando pelas trilhas da Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília, evento que contou com inédita transmissão ao vivo pelo Youtube. As trilhas de 160km, 120km e 100km para Adultos e Young Riders também foram Internacionais.

Rodrigo Moreira Barreto com Mandalla Rach: campeão brasileiro 160 km; img: Marina Pedroso

Concorreram ao título brasileiro 82 competidores do Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre os quais 56 cruzaram a linha de chegada com sucesso. Além da inédita transmissão ao vivo, pela primeira vez, os atletas também estavam equipados com um dispositivo de GPS.

“O GPS até hoje foi usado somente em algumas provas na Europa e essa foi a primeira vez que os enduristas aqui no Brasil foram monitorados durante toda trilha. Nossa transmissão ao vivo contou com quatro câmeras fixas, um drone e uma câmera em uma moto. O clima no dia da competição estava ameno, o que também foi muito positivo para os atletas e cavalos”, comenta Fernando Gonçalves, experiente endurista e diretor da modalidade na Federação Hípica de Brasileira desde o início de 2022.

Na prova de 160 km, Rodrigo Moreira Barreto com Mandalla Rach, árabe de 11 anos filho de Pavel Rach x Minuette Rach em Pamir, garantiu o bi com atuação impecável e velocidade média de 16.96 km/h. O vice-campeonato coube à jovem amazona Helena Haaland que estreou em uma prova 3* com Valente HEB, de 12 anos.

Pelo segundo ano consecutivo, Diogo de Oliveira Martins com CP Latifa, égua de 9 anos, faturou o título brasileiro de Young Riders. O vice-campeão foi Rodrigo Storani Saliba apresentando Miranda Rach, de 9 anos, égua que em 2021 foi vice na prova de 120km para adultos com Fernando Gonçalves Costa, titular com do Rancho Capital.

Diogo de Oliveira Martins com CP Latifa: bicampeão brasileiro Young Riders; img: Marina Pedroso

A categoria 120 km para adultos foi bastante disputada com 16 competidores no gride de largada. Thiago de Freitas Martins com Sabino BV, de apenas 8 anos, sagrou-se campeão. O 2º e o 3º lugares foram definidos por uma diferença mínima, respectivamente, com Fernanda Carvalho Moreira de Abreu com Pocahnotas HVP e Felipe de Azevedo Morgulis, com Traviatta SBV.

Na trilha de 100 km, Rodrigo Azzari Beneplacito venceu com a égua Tifany, de apenas de 7 anos. Sagrou-se vice-campeão Fernando Gonçalves Costa, organizador e presidente da FHBR, montando Grattus da Capital, anglo árabe de 6 anos de sua criação.

O local da cerimônia de premiação foi escolhido a dedo: a churrascaria Potência do Sul, com direito a grande confraternização entre atletas, juízes, stewards, veterinários, membros das equipes, patrocinadores e dirigentes.

Balanço

“Eu assumi a diretora da Federação em janeiro de 2022 e chegamos a abrir mão do Campeonato Brasileiro que já estava agendado desde o ano anterior, uma vez que, devido às categorias 3* com chancela FEI, o custo é elevado, além de outras exigências de praxe. Mas depois, graças ao patrocínio de sete equipes e CBH, seguimos em frente e realizamos o evento”, pontua Fernando, Gonçalves.

“Nossa organização não teve luxo, mas tinha toda infraestrutura, inclusive com água, banana e maçã para os competidores a cada vet check”, acrescenta o endurista e dirigente. “Parabenizo os participantes, em especial, a turma de Brasília que compareceu em peso e faturou os dois títulos por equipes, além do título brasileiro 160km Adultos, 120 km Young Riders e fomos vice na categoria 100 km. Finalmente, quero agradecer aos patrocinadores e à CBH “, destacou Gonçalves, que também defende diálogo entre as federações e dirigentes para agenda 2023. “Acredito que se o calendário for decidido com participação de todas as federações, teremos um calendário melhor em 2023, especialmente, também com Internacionais mais espaçados.

Veja quem foram os campeões do Brasileiro até 3º lugar e clique aqui para conferir o resultado completo.

CEI3* 160km – 4 concorrentes
Campeão Rodrigo Moreira Barreto / Mandalla Rach – 9h25min54s
Vice Helena Haaland / Valente Heb – 12h17min12s

CEI/CEN2* 120 km – 16 competidores
Campeão Thiago de Freitas Martins / Sabino BV – 6h23min24s
Vice Fernanda Carvalho Moreira de Abreu / Pocahontas – 6h34min19s
3º Felipe de Azevedo Morgulis / Traviata SBV – 6h34min21s

CEIY12* – 3 competidores
Campeão Diogo de Oliveira / CP Latifa – 6h49min51s
Vice Rodrigo Storoni Saliba / Miranda Rach – 07h30min34s

CEI/CEN1* 100 km – 7 competidores
Campeão Rodrigo Azzari Beneplacito / Tifany BV – 5h33min34s
Vice Fernando Gonçalves Costa / Grattus da Capital – 7h28min04s

CEN 80 km – 7 competidores
Campeã Carolina Cardoso Duarte / Chief Ofcontrol Rach – 04h10min22s
Vice Rogério Rodrigues da Silveira / Mentor CRh – 04h18mi21s
3º Alexandre Regis Caminhas / Cannonball Rach – 04h18min32s

CENYR 80 km – 1 competidor
Campeão Victor Nuno de Aquino Lucs / Firefox Rach – 04h30min16s

CEN Mirim 80 km – 2 competidores
Campeão Eli Peres Steinbruch / Detetive Endurance – 04h58min05s

Graduado Adulto – 4 competidores
Campeão Josenilson Fernandes da Silva / El Lawrence da Barra – 33,38 pontos
Vice Elaine Silva / Caribe 0 28,28 pontos
3º Geraldo Neiva de Almeida / Delegado – 25,77 pontos

CEN 40km – 9 competidores
Campeão Anderson Conceição Oliveira / Rapadura El Pocot – 2h33min16s
Vice Mikael Arrais Hodon / RT Kingo – 02h36min43s
3º Renato Sergio Lyrio Mello / RT Neblon – 02h50min45s

Aberta Jovem 20km – 4 competidores
Campeão Vitor Brito de Paiva / Único da Cabeça Branca
Vice Giovanna Paixão Chrystal / Mito
3º Murilo Soares / Glicerina do Vale Feliz

Aberta Adulto 20 km – 13 competidores
Campeão Antonio Carlos Maito / Real Dancer – 27,06 pontos
Vice Capitão Bourguignon / Vick – 26,38 pontos
3º Silvana Braz Paixão / Qarshi do Bom Viver – 21,80 pontos

Equipe campeã brasileira de Velocidade Livre – FHBR: Rancho da Capital com Mariana Damazio Rajão, Fernando Gonçalves Costa, Diogo de Oliveira Martins, Laura Costa Borges e Rogério Rodrigues da Silveira.

Equipe Campeã Brasileira de Regularidade – FHBR: Equipe RPMon com Cap Borguignon, Sgt Elaine, Antonio Carlos Maito e Geraldo Neiva de Almeida

CBH  com infos Endurance World e FHBR; imagens: Marina Pedroso